Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 15 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Curioso

Masculino
 Msgs: 25
 Registro: 04/02/2006

Chuva Meteoros Geminideas, essa semana!!

Mensagempor ERA » Dom, 09/12/2007, 21:18h

Ai galera essa semana temos as geminideas, a lua nao ira atrapalhar muito, e esperar pra ver se Sao Pedro da uma força.
Alguem tem mais informações, horario pra min consta como 14:50 ... :oops: :cry:

ERA
Newtoniano 180mm Dobsoniano
Observe SATURNO "O Senhor dos Anéis"

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 534
 Registro: 14/02/2007

Re: Chuva Meteoros Geminideas, essa semana!!

Mensagempor rogerioeirado » Dom, 09/12/2007, 22:58h

ERA escreveu:
Ai galera essa semana temos as geminideas, a lua nao ira atrapalhar muito, e esperar pra ver se Sao Pedro da uma força.
Alguem tem mais informações, horario pra min consta como 14:50 ... :oops: :cry:

Informações do banco de dados do Astromist

Início: 07/12/07
Máximo:14/12/07
término: 17/12/07

radiante em AR: 07:28:42 e DEC: 32.9818

Resumindo: Olhando para constelação de gêmeos, um pouco acima e à esquerda de Pollux (a estrela alfa, branquinha) estará o radiante. Isso quer dizer que os meteoros parecerão sair dali, mas eles podem se "acender" um pouco mais distantes daquele ponto. a posição se refere à constelação antes dela culminar, é claro, no começo da noite

Abraço

Rogério

""Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita" Carl Sagan

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 2
 Registro: 21/12/2006

Mensagempor kiri » Dom, 09/12/2007, 23:53h

ql será o melhor horario?

um abraço!

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor rogerioeirado » Seg, 10/12/2007, 00:09h

kiri escreveu:

um abraço!

Eu não tenho muita certeza, mas eu acho que não tem melhor horário

""Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita" Carl Sagan

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5655
 Registro: 13/10/2003

Mensagempor Zeca » Seg, 10/12/2007, 00:26h

rogerioeirado escreveu:
kiri escreveu:

um abraço!

This year the Geminids’ peak arrives at 17h Universal Time on Friday, December 14th.
http://www.skyandtelescope.com/observin ... 07486.html

Isto é, o pico será às 15h horário de verão no BR. Isto fica bem entre as duas noites, a que antecede e a noite seguinte. Os horários mais proximos do pico seriam final da madrugada do dia 14 (antes do nascer do Sol) e noite do dia 14 após as 22h, quando o radiante surge acima do horizonte. Ou melhor, observem nas duas noites, de 13 para 14 e de 14 para 15. Ainda no site acima é dito que o pico cresce mais devagar do que cai, por isso a noite anterior (13 para 14) é melhor que a seguinte.
Procurem o local mais escuro que encontrarem e observem a região do ceu mais escura (fujam de domos de luz de PL).

Abraço e céu limpos,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Editado pela última vez por Zeca em Seg, 10/12/2007, 00:34h, num total de 1 vezes

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor rogerioeirado » Seg, 10/12/2007, 00:33h

Zeca escreveu:
rogerioeirado escreveu:
kiri escreveu:

um abraço!

This year the Geminids’ peak arrives at 17h Universal Time on Friday, December 14th.

Isto é, o pico será às 15h horário de verão no BR. Isto fica bem entre as duas noites, a que antecede e a noite seguinte. Os horários mais proximos do pico seriam final da madrugada do dia 14 (antes do nascer do Sol) e noite do dia 14 após as 22h, quando o radiante surge acima do horizonte. Ou melhor, observem nas duas noites, de 13 para 14 e de 14 para 15.

Abraço e céu limpos,

Gostaria de tirar uma dúvida: existe diferença grande entre os horários, ou seja, claro que existe uma horário de pico, mas é bem melhor que, por exemplo, duas horas antes?

pergunto isso porque, sendo um evento com uma curva de dias, pensei que ver um dia antes, no dia e um dia depois, fosse mais ou menos a mesma coisa.

Abraço.

Rogério

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5655
 Registro: 13/10/2003

Mensagempor Zeca » Seg, 10/12/2007, 00:37h

rogerioeirado escreveu:
Zeca escreveu:
rogerioeirado escreveu:
kiri escreveu:

um abraço!

Isto é, o pico será às 15h horário de verão no BR. Isto fica bem entre as duas noites, a que antecede e a noite seguinte. Os horários mais proximos do pico seriam final da madrugada do dia 14 (antes do nascer do Sol) e noite do dia 14 após as 22h, quando o radiante surge acima do horizonte. Ou melhor, observem nas duas noites, de 13 para 14 e de 14 para 15.

Abraço e céu limpos,

Gostaria de tirar uma dúvida: existe diferença grande entre os horários, ou seja, claro que existe uma horário de pico, mas é bem melhor que, por exemplo, duas horas antes?

pergunto isso porque, sendo um evento com uma curva de dias, pensei que ver um dia antes, no dia e um dia depois, fosse mais ou menos a mesma coisa.

Abraço.

Rogério

Enquanto fazias a tua pergunta eu editei a minha resposta anterior acrescentando o seguinte:

Ainda no site acima é dito que o pico cresce mais devagar do que cai, por isso a noite anterior (13 para 14) é melhor que a seguinte.

Mais informações:
http://www.imo.net/calendar/2007?PHPSES ... 2475fa7cf2

Abraço,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor rogerioeirado » Seg, 10/12/2007, 00:49h

Obrigado Zeca!!
Eu estou discutindo isso aqui mais para aprender, porque até fevereiro ainda estarei morando em Sampa. Depois troco de latitude. Só você mesmo pra ter um link desses, bem legal.

Abraços

Rogério

Curioso

Masculino

Mensagempor ERA » Qui, 13/12/2007, 22:11h

:D E hoje!! o tempo ta meio a meio um vento frio e poucas nuvens, ontem choveu pacas, acho que aindo vou :shock: :roll: as geminideas,
Alguem ja conseguiu boas observaçoes, esta semana??

ERA

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 2089
 Registro: 21/09/2007

Mensagempor Milito » Qui, 13/12/2007, 22:46h

Na madrugada de hoje - 2:00 h ia me recolher quando olhei pela janela e entre as nuvens vi Marte. Foi o suficiente para ir para o quintal e para minha felicidade o céu foi abrindo mostrando Gêmeos, Auriga, Órion lá em cima e adjacências...
NA meia hora que fiquei por lá observei quatro meteoritos, sendo que o primeiro foi muito brilhante e os demais um pouco mais fracos. Ainda bem que pude vê-los pois hoje está parecendo um pouco difícil, uma vez que a chuva não está dando trégua desde as 4 da tarde. Mas ainda há a esperança de que toda a água programada para hoje já tenha caido e o céu se abra mais uma vez.
um abraço,
Alexandre Milito

"A árvore da ciência tem um galho, o da riqueza, que só produz frutos venenosos"
José Saramago

http://alexmilito.multiply.com/

Perfil E-mail  

Curioso

Masculino

Mensagempor ERA » Sex, 14/12/2007, 14:09h

Ola Pesssoal,,segue meus relatos.

Quinta 13/12 por volta das 23:30 ate as 00:30 dia 14/12 pude junto com minha filha de 5 anos e meu sobrinho de 9 anos observar e contar cerca de 28 meteoros (teve alguns que só meu sobrinho viu e nao inclui na soma),,
mais tarde as 3:00 observei 8 em 10min o que da uma tx de aprox. 50/h,
mas estava um vento muito frio e afinal ainda e sexta feira e tinha que trabalhar logo cedo.
Fica o registro e quem sabe hoje a noite poderei ver mais alguns..
Boa sorte a todos!!

ERA

Aspirante
Aspirante

Masculino
 Msgs: 77
 Registro: 14/12/2007

Mensagempor Minot » Sex, 14/12/2007, 15:01h

Esta madrugada, às 4:00, dei uma olhadinha também! Fiquei pouco tempo, por isso vi poucos e não tão brilhantes! Mas espero ver mais hoje à noite!

Céu limpo a todos!!

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 15 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado