Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 103 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4681
 Registro: 13/10/2003

Reviews de binóculos

Mensagempor Zeca » Qua, 30/08/2006, 13:47h

Criei este tópico exclusivamente para que os usuários de binóculos coloquem suas observações e opiniões sobre o produto que possuem. Por favor, não façam perguntas aqui, usem outros tópicos para isso, mensagens que não se enquadrarem serão apagadas. Coloquem aqui apenas as informações sobre os binóculos que possuem, suas características, qualidades e defeitos. Falem dos bons e dos ruins para que sirva de referência para os interessados em comprar um binóculo.
Usem como título da mensagem a marca e modelo do bino.

Grato,

Índice dos reviews:

Celestron 10x50 R e Tasco Futura 10x50:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... ghlight=#2

Tasco 12X50 Wide Angle:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... ?p=17811#4

Kronos 7x50:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... ?p=17811#5

TENTO 7x35:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... ?p=17811#6

Meade 10x50:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... ?p=17811#7

Nikon 7x35 Action:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum ... ?p=17811#8

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Editado pela última vez por Zeca em Qua, 13/09/2006, 17:41h, no total de 3 vez

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4681
 Registro: 13/10/2003

Celetron 10x50 R (comparativo com Tasco 10x50)

Mensagempor Zeca » Qua, 30/08/2006, 13:55h

Celestron 10x50 R
adiquirido de segunda mão do Pedro em ótimo estado.

Dados:
Model: Wide Angle
Magnification: 10x
Objective Lens Diameter: 50mm
Prism type: Porro - BaK 4
Field of view: 7.0°
Exit Pupil Diameter: 5mm
Lens Coating: multi-coated
Focus Type: individual nas oculares
Weight: ? (pouco mais de 1 kg)
Water Proof - Nitrogen filled

Impressões:

Primeiros testes à luz do dia:
Primeira impressão: é um "janelão" aberto.
Colimação perfeita; aberração cromática dentro do esperado para um grande angular (a partir de 3° do centro fica bem evidente); aberração esférica restrita a menos de 10% na borda - é a minha impressão inicial - também deve ser inerente a grande angular;
foco ótimo nas duas oculares, firme - não sai de foco (com ajuste individual nas oculares não poderia ser diferente). Coating perfeito, cor verde escuro nas objetivas e oculares. Nenhum sinal de fungo ou fogging.
Pupila de saída perfeitamente circular. Observando pela objetiva não existe nenhuma obstrução de prismas nem de outras partes internas.

Teste à noite:
Percebe-se a formação de coma nas estrelas que estão na borda do campo, a cerca de 2.5° do centro (o raio do campo é 3.5°). No centro do campo as estrelas são pontuais e apresentam cores fiéis.

Testes comparativos:
Fiz um teste comparativo com meu "velho" Tasco Futura 10x50 "rubicom". O Tasco apresenta menor contraste (imagens levemente esbranquiçadas) talvez por mau coating e/ou início de fogging, estrelas vermelhas e laranjas ficam desbotadas, a colimação já está prejudicada (percebi a pouco tempo que a descolimação aumentou talvez pelas viagens constantes), o foco sai do lugar fácil (focalizador central frouxo), a "janelinha" é menor (= 5°).

Veja este outro teste que fiz: como os dois binos são 10x50, coloquei em cada olho uma metade de cada bino e colimei "na mão": no olho esquerdo o Tasco e no direito o Celestron. Fica bem evidente a esverdeamento do Tasco e o seu menor contraste, a imagem do Celestron é bem mais viva em função do seu excelente coating.

Soma-se a tudo isso o fato dele ser selado à prova d'água, o que é imprescindível no uso marítimo a que ele é destinado, e tenho certeza que fiz uma grande compra.

Fotos em:
http://planeta.terra.com.br/lazer/zeca/ ... gistro.htm

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Editado pela última vez por Zeca em Qua, 13/09/2006, 17:23h, no total de 2 vez

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 687
 Registro: 06/02/2006

Mensagempor leandrot » Qui, 31/08/2006, 11:12h

Olá Zeca, antes de colocar meus reviews quero dar uma sugestão: os autores devem dizer a quanto tempo usam ou usaram o bino, isto é para evitar reviews inválidos a respeito da qualidade óptica que geralmetne são feitos quando o usuário não tinha nenhuma experiência e ficou surprendido assim que usou o bino pelas primeiras vezes.
É com o tempo que a gente vai percebendo os defeitos ópticos.
Isso é minha humilde opinião :P

Abraço

PS: Moderador, se quiser pode apagar esta mensagem para que não fique no meio da lista de reviews

25.25S, 49.15W
bino 15x70 , apo tripleto 111mm, newt 280mm de quartzo, newt 511mm equatorial ferradura
http://leandrot.multiply.com
http://www.nevoeiro.org
http://www.armazemdotelescopio.com.br

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 14
 Registro: 31/07/2006

Mensagempor skywalker » Sex, 01/09/2006, 03:12h

BINOCULARS
REVIEW
tasco12X50 Wide Angle

Dados
Model: Wide Angle
Magnification: 12x
Objective Lens Diameter: 50mm
Prism type: Porro - BaK 4
Field of view:
Exit Pupil Diameter: 4,5mm
Lens Coating: UV Fully Coated Opitcs
Focus Type: individual nas oculares
Weight: 840 gramas
Water Proof - Não
Medidas.(cm).... 20x19x5.7
Preço: R$295

IMAGENS
Imagem Imagem Imagem

PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

Pouco contato com o binóculo estou impressinado.

Por isso não sei se vale minhas impressões.

Pelo pouco que ví gostei bastante, paguei barato pelo investimento estou satisfeito.

DIA - observei arvores, passaros, prédios e ruas no horizonte, imagens nitidas.

NOITE- esta nublado o tempo não deu para testar ví apenas a lua consegui ver alguns detalhes legais.

O binóculo é fabricado na China. Tem lentes azuis. O corpo é emborrachado

Depois de mais observações
Cheguei a conclusão, que a colimação do bino é mal feita, pois você olha muito perto da ocular não se exerga nada, não se pode encostar muito os olhos tem que haver uma certa distância.

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 7
 Registro: 09/07/2006

Mensagempor dekkardnexus5 » Sáb, 02/09/2006, 20:29h

Kronos 7x50
adquirido de segunda mão do Canadá via ebay

Dados:
Model: BPC 7x50
Peso: aprox 1Kg
Identificacao externa: logotipo da kronos, e BPC (em sirilico) 7x50 CCCP, embaixo escrito "MADE IN USSR"
Valor pago: US$ 9,90
Tempo de uso: 2 meses

Dados gerais:
Já é um bino velhinho, calculo que deve ser da decada de 80. Tem sinal de que já teve uma queda forte (marca no corpo). Há algumas sujeirinhas no prisma (nao é fungo, pois nao tem "cabelinho") que nao atrapalham em nada. A ocular estava meio suja pelo lado de dentro, desrosqueei a mesma e limpei e ficou beleza. A colimacao está perfeita. O coating tem coloracao esverdada. As lentes estão otimas, sem riscos ou fungos. Recebi somente o bino, sem as tampinhas e sem o estojo. Vem com uma tira de couro para pendurar no pescoco. Nao tem rosca de tripe.

Impressoes:
É um bino pesadinho, o corpo é bem reforcado. Achei o mecanismo de foco ótimo preciso, suave e nao perde o foco ao se encostar o rosto.
Em observacoes astronomicas seu desempenho é ótimo. As estrelas aparecem pontuais e nitidas. Excelente campo, consigo colocar o cruzeiro do sul inteiro na mesma imagem. Bom para ser usado com oculos.

Tento 7x35
adquirido de segunda mao dos EUA via ebay

Dados:
Model: BPC 7x35
Peso: aprox 800g
Identificacao externa: lado esquerdo: um logotipo que nao consegui identificar e BPC (em sirilico) 7x35. lado direito: logotipo da tento e embaixo escrito "made in ussr"
Valor pago: US$ 19,90
Tempo de uso: 2 meses

Dados gerais:
Está em excelente estado de conservacao. Veio com os filtros ainda envoltos no papel original. Veio com o estojo original em couro e as tampinhas. Acredito que deve ser de meados da decada de 90.
A construcao é boa, mas o kronos me parece mais robusto. Fiquei com essa impressao porque o eyecup da direita deste tento descolou sozinho.
O coating é roxo escuro. O mecanismo de foco é bom e nao sai do foco ao encostar o rosto.
As lentes estao limpas e sem fungos. Há uma sujeirinha no prisma que nao atrapalha a observacao. A colimacao está perfeita.

Impressoes:
As estrelas aparecem pontuais e nitidas. Nao é tao confortavel para observar quanto o kronos, talvez pela pupila ser menor. As oculares do kronos sao enormes quando comparadas as deste tento. Como ponto positivo conta o peso menor. Confesso que tenho utilizado mais o kronos e nao tenho muito a comentar a respeito deste tento. Nao descobri uma forma de rosquear um tripe nele.

Sakura 10x80x90

Dados:
Model: 10x80x90
Peso: aprox 1500g
Valor pago: R$ 180,00
Tempo de uso: 3 anos

Impressoes:
Quebra um galho para observacoes terrestres, mas o peso alto incomoda. O zoom é meio inutil, pois quanto maior o zoom menor o diametro da pupila, ficando desconfortavel para observar.
Para observacoes astronomicas é horrivel, acho que já veio descolimado de fabrica, pois sempre foi dificil visualizar as estrelas como pontos. Atualmente está totalmente descolimado e encostado num canto.

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino

Tento 7x35

Mensagempor leandrot » Sáb, 02/09/2006, 21:53h

Teste do Binóculo Russo TENTO 7x35mm

Tempo de uso: 7 meses

Especificações:

Marca: Tento
Procedência: URSS
Estado: usado, com pelo menos 15 anos de idade
Abertura: 35mm
Amplificação: 7x
Campo de visão: estimo em 6º (cabe o Cruzeiro do Sul no campo)
Pupila de saída: 5mm
Prismas: talvez seja Bak-4 pois a pupila de saída é redonda
Revestimentos: objetivas e oculares tem um coating púrpura.
Tamanho: pequeno, cerca de 13x18cm visto de cima de ponta a ponta.
Construção: metálica, por dentro e por fora
Focalizador: focalizador central para ambas as oculares e foco individual na ocular direita para ajuste de dioptria.
Peso: segundo o dekkardnexus5 é uns 800g
Preço: desembolsei R$95,00 no total (produto e frete), foi comprado usado no ebay por U$21.10

O binóculo tem número de série impresso, o que talvez indique um maior
controle de qualidade e rastreabilidade dos produtos da linha.

Fotos em:
http://leandrot.multiply.com/photos/album/6

Veio com o binóculo

1 Estojo rígido em couro (hardcase) com alça em couro
1 Correia de pescoço em couro
2 Tampas para as objetivas
2 Filtros âmbar para as oculares

Na prática

O binóculo veio com as oculares um pouco engorduradas mas nada que um pouco de detergente não resolvesse. Há uma marca na parte interna de uma das objetivas, é um ponto e deste ponto escorreu alguma coisa fazendo um traço de sujeira(?) na objetiva por dentro. Não sei o que é isso mas não vou mexer no bino porque não interfere na imagem.

Durante o dia fiquei impressionado com a nitidez e vivacidade das cores.
As cores ficam muito vivas e as formas e detalhes dos objetos se mostram com uma definição incrível. Digamos que é o instrumento mais colorido que já tive, outros binóculos e meu telescópio não chegaram perto da vivacidade de cores que se vê neste Tento, fazendo deste um excelente binóculo para observação da natureza. Esta vivacidade de cores talvez se dê pelo coating de alta qualidade, segundo os entendidos de binos russos.
O ajuste de foco funciona muito bem e não perde o foco se pressionarmos os olhos contra as oculares.

Este foi meu primeiro instrumento astronômico, e com ele vi a esfera aparente de Júpiter e suas luas, além de Saturno e Marte. Vi a nebulosa de Orion com uma fumaça branca e bem grandinha. Descobri algumas nebulosas mais fracas na Via Láctea e a própria Via Láctea mostrou dezenas de estrelas e DSOs onde a olho nu não se vê nada. Os aglomerados NGC5139 e M4 são vistos como uma bola esfumaçada.

Uma coisa que notei é que a observação astronômica com este bino só
deslanchou quando regulei a dioptria, antes as imagens não eram tão
nítidas.

Entre os pontos negativos eu destaco a aberração nas bordas do campo.
Estimo que a partir do centro o campo seja 70-75% plano.
Não há nenhum tom amarelado nas imagens como dizem ser comum nos binos russos, mesmo olhando a lua cheia. Neste caso a única coisa que se nota é a aberração cromática como uma faixa verde ao redor da lua quando se coloca esta perto da borda do campo.
As estrelas sofrem bastante aberração na borda do campo, elas passam de pontos a riscos concêntricos.
O peso do bino também pode ser um fator de incômodo, acho que preciso fazer musculação para segurá-lo com mais firmeza :P

Para o astrônomo que procura um bino pequeno para observar e identificar
constelações e objetos maiores eu recomendo este bino, já para quem quer ver detalhes planetários com binóculos é melhor procurar um bino gigante que um 7x35 não vai chegar nem perto.

No fim das contas acho que valeu muito a pena eu ter adquirido este
bino. Nunca tive a oportunidade de observar por um binóculo top como os Zeiss ou Fujinons mas eu já tive um 10x50 de qualidade e decidi ficar só com este que aparentemente tem qualidade óptica um pouquinho maior ou pelo menos para meus objetivos oferece uma visão mais interessante do universo.

25.25S, 49.15W
bino 15x70 , apo tripleto 111mm, newt 280mm de quartzo, newt 511mm equatorial ferradura

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino

Meade 10x50

Mensagempor leandrot » Sáb, 02/09/2006, 22:11h

Teste do Binóculo Meade 10x50mm

Tempo de uso: acho q uns 2 meses, depois vendi ele para um colega de Minas, que gostou muito do bino, sendo que ele tem uma coleção de Tentos, Kronos, etc.

Especificações:

Marca: Meade (USA)
Procedência: China (é dos novos...)
Estado: usado, mas praticametne novo
Abertura: 50mm
Amplificação: 10x
Campo de visão: estimo em 5.5º
Prismas: talvez seja Bak-4 pois a pupila de saída é redonda
Revestimentos: objetivas tem um coating azul, aparentemente não há coating nas oculares
Construção: metálica com revestimento de borracha, há partes plásticas que podem ser vistas perto das oculares.
Focalizador: focalizador central para ambas as oculares e foco individual na ocular direita para ajuste de dioptria.
Peso: por volta de 800g
Preço: desembolsei R$94,00 no total (produto e frete), comprei no ebay por U$20.50 se bem me lembro.

Veio com o binóculo

1 Estojo de pano (softcase) com alça em tecido
1 Correia de pescoço em tecido
2 Tampas para as objetivas e oculares
1 Flanela
1 Sachê de silica gel

Na prática

Este é um Meade fabricado na China, como a maioria dos produtos de marca recentes tanto da própria Meade quanto da Orion, Celestron, Nikon & etc. Estava meio receoso mas quando recebi o bino fiquei mais tranquilo porque deu para notar que era um produto de qualidade bem superior aos xing ling.

O binóculo tem uma aparência muito moderna, fazendo meu Tento parecer algo da década de 40 (ele é da década de 80). O binóculo é muito ergonômico em sua empunhadura, muito confortável de segurar. E é muito bonito também.

O ajuste de foco não tem um funcionamento muito bom, achei ele muito 'duro', mas pelo menos o bino não perde o foco se pressionarmos os olhos contra as oculares.
Outra ponto relacionado à construção é que o binóculo talvez tenha prismas bem pequenos o que faz com que a parte do binóculo onde os prismas ficam seja pequena, não servindo como 'escudo para luzes parasitas' como ocorre em binóculos com design clássico.
Outro ponto negativo é o tamanho reduzido dos eyecups, com apenas 10mm são piores que os do Tento (~14mm).

A alça de tecido que vem com o bino é muito curta e fina tornando-se bastante desconfortável, o melhor seria substituir por uma alça mas larga e alcochoada. Mas com 10x de amplificação o uso do bino em tripé se torna a melhor coisa a se fazer, com o binóculo apoiado a qualidade da observação e a quantidade de detalhes perceptíves nos objetos irá triplicar!

Com este bino se vê as esferas de Júpiter e suas quatro luas mais brilhantes, Saturno, Marte. Para objetos difusos ele não me pareceu melhor que o Tento 7x35 pois se vê os objetos um pouco maiores porém mais escuros!
Em planetas este bino é realmente melhor que o 7x35, ele mostra o discos aparentes um pouco maior e talvez por isso com mais definição, além de mostrar as quatro luas galileanas de Júpiter com muita mais facilidade que no 7x35.

O bino montado em um tripé pode fazer você ficar uma hora sentado observando a Via Láctea, já com ele na mão eu canso rápido de me esforçar para segurar a tremedeira da imagem a 10x.

Mas vamos lá, entre os pontos negativos eu destaco a aberração nas bordas do campo. Estimo que a partir do centro o campo seja 70-75% plano, praticamente a mesma coisa que o Tento 7x35mm, o que me surpreendeu!
Como não observei a lua não posso dar nenhum parecer a respeito da aberração cromática.

Para o astrônomo que procura um bino médio para observar e identificar constelações e objetos maiores eu acho melhor procurar um com maior campo de visão, e para quem quer ver detalhes planetários com binóculos é melhor procurar um bino gigante. Este bino está no meio do caminho,
fazendo um pouco dos dois devido às especificações e não à qualidade do bino, é claro!

No fim das contas acho que valeu a pena eu ter adquirido este bino. Usei ele bastante montado em um tripé e me proporcionou noites muito agradáveis observando os objetos da Via Láctea.

Repetindo, eu nunca tive a oportunidade de observar por um binóculo top como os Zeiss ou Fujinons mas acredito que pelo preço este Meade cumpriu com as expectativas (exceto pelo foco duro) e até surpreendeu um pouco na óptica não ficando muito atrás do Tento.
Foi uma boa opção em relação aos binóculos um pouco mais caros que não vão oferecer nada mais do que este oferece, e também aos binóculos chineses de marcas fantasmas que oferecem bem menos.

25.25S, 49.15W

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 351
 Registro: 28/08/2005

Mensagempor Magellanico » Qua, 13/09/2006, 00:40h

Olá pessoal,

Nikon 7x35 Action

Sejam benvindos ao Cosmobrain!

Introdução

Conforme mencionado em outro tópico, segue abaixo uma "revisão" deste modelo. Este é a última ferramenta óptica, que normalmente utilizo após uma longa noite de observação. No final de uma noite, os braços estão cansados, após fazer dezenas de substituições de oculares, na busca pela melhor observação de um determinado deep-sky, isto, sem contar o traqueamento que é feito manualmente (o meu telescópio é dobsoniano). Após guardar todos os acessórios, pego uma velha cadeira de madeira e com um binóculo 7x35, olho pela última vez o espaço onde se encontram as maravilhas, e quem for adepto da astronomia, entenderá o que estou dizendo.

Espero que esta revisão seja útil, a quem está a procura de um binóculo econômico ou se um dia (ou noite) se deparar com algum modelo similar o que esperar. Críticas e comentários positivos ou negativos são benvindos.

Dados:

Modelo: Action (Ultra Wide View)
Magnificação: 7x
Abertura: 35mm
Prisma: BaK4
Campo de visão*: 9.3º
Relevo do olho: 12mm
Revestimento das lentes**: multicoated
Focalização: focalizador central
Peso: 715 gramas
Distância interpupilar: de 56 a 72mm
Proteção: este modelo não é a prova d'água
Procedência: China (de acordo com a caixa) / Japão (impresso no corpo do binóculo)

* o campo de visão especificado é 9.3º, mas após repetidas medições é 9.2º

** o revestimento das objetivas é multicoated (multirevestido), mas o resto do binóculo é single/fully coated

Itens adicionais:

1 Estojo em couro (hardcase) com alça em couro
1 Correia de pescoço em couro
Tampa individual para as objetivas
Tampa dupla para as oculares
1 Manual de instruções em inglês/japonês
1 Certificado Nikon de 25 anos

Impressões

Este binóculo é o mais barato da série Nikon Action. É leve e fácil de segurar, e fica firme como uma rocha, se há "tremedeira", neste modelo é imperceptível.

O revestimento deste modelo é "multicoated", nas objetivas existe um pequeno toque esverdeado, mas não muito evidente. As oculares não apresentam este pequeno toque, o que significa provavelmente que as objetivas são "multicoated", mas as oculares são "coated" ou "fully coated". A pupila de saída são exatos 5mm e as objetivas são 35mm (esta é a grande vantagem da compra de um fabricante sério, pois até mesmo num modelo barato, as especificações estão dentro do específicado). Não foram identificados obstrução das primas ou outras partes internas.

No centro as imagens são pontuais, mas as estrelas-duplas Kapa-Lupi com 27" (arco-segundos) de separação e Psi-Psicium com 30", jamais foram resolvidas com este modelo. A estrela-dupla Theta-Pictoris é facilmente resolvida (em boas condições de visibilidade). Theta-Pictoris é visualizada resolvida até 50-60%, o que significa 5,5º de campo úteis, de 60 até 70-75% do centro esta estrela não é resolvida, mas para estrelas individuais continuam pontuais, e de 75-80% e no resto final as estrelas ficam borradas (efeito coma).

Aberração cromática é evidente quando observamos objetos brilhantes, tais como a Lua e Júpiter; estes objetos quando devidamente centralizados, há um ligeiro toque de azul/amarelo.

Este modelo possui uma rosca para para adaptador de tripé, e para este modelo qualquer tripé serve. No caso utilizo um tripé Vanguard. A focalização é suave, embora algumas vezes ouve-se um barulhinho quase imperceptível de plástico contra plástico. Mas a focalização fica firme, e você não fica o tempo todo ajustando para uma melhor focalização.

Constelações

Com este modelo você pode observar numa única vez toda (lembrando, que toda refere-se as estrelas que dão aparência à constelação) a constelação do Cruzeiro do Sul (Crux): gama-Crucis e zeta-Crucis (distância angular de 7.1º, são visíveis pontuais. É possível vir gama-Crucis e eta-Crucis juntas, mas você tem que decidir qual fica borrada e qual não fica. Por outro lado, você visualiza também toda a constelação do Compasso (Circinus, alfa-Circini e beta-Circini com 7.4º), Mosca (Musca, delta-Muscae e lambda-Muscae com 8.3º). Este modelo é um instrumento indicado para quem está interessado em reconhecer o Céu.

Deep-Skies

Literalmente existem mais de uma centena de objetos deep-sky que podem ser vistos com um 7x35, não incluindo aqui as estrelas. Para ser mais exato, com este modelo de 50 dólares foram observados: 81 aglomerados abertos, 37 aglomerados globulares, 10 galáxias, 15 nebulosas e 29 estrelas-duplas. Estas observações foram efetuadas em local escuro, com magnitude visual de 5.8 até 7.1.

Segue abaixo os objetos observados (lista organizada por constelação). Para o nome das constelações foi utilizado o nome latino.

Aglomerados Abertos

Constelação............. Objeto.............Quantidade de Estrelas Observadas

Andromeda...............NGC752...........2
...............................NG7686...........2
Ara............................IC4651...........1
..................................NGC6193.......3
Cancer.........................M44..............10
Canis Major..................CR140.............4
...................................M41.................11
...................................NGC2204..........1
...................................NGC2345..........2
...................................NGC2360......1
...................................NGC2362......1
...................................NGC2384......1
Carina........................IC2581...........1
...................................IC2602..........14
...................................NGC2516......11
...................................NGC3114......8
...................................NGC3293......7
...................................NGC3532......29
...................................NGC3572......3
Centaurus...................IC2944..........9
...................................NGC3766......6
...................................NGC5281......2
...................................NGC5460......5
...................................NGC5662......2
Crux...........................NGC4349......1
...................................NGC4755......8
Cygnus.......................M39..............3
...................................IC4996..........1
Lepus.........................NGC2017......3
Monoceros.................M50...............1
...................................NGC2232......4
...................................NGC2244......2
...................................NGC2343......1
...................................NGC2353......2
Musca........................NGC4463......2
Norma........................NGC6067......2
...................................NGC6087......4
...................................NGC6152......2
...................................NGC6169......1
Ophiuchus.................IC4665...........1
Orion..........................NGC1981......8
Puppis........................M46...............1
...................................M47...............14
...................................M93...............2
...................................NGC2393......1
...................................NGC2414......1
...................................NGC2423......1
...................................NGC2439......2
...................................NGC2451......13
...................................NGC2482......1
...................................NGC2527......1
...................................NGC2539......1
...................................NGC2546......11
...................................NGC2571......2
...................................NGC2423......1
Sagittarius..................M18...............1
...................................M21...............2
...................................M25...............7
...................................NGC6520......2
...................................NGC6530......6
...................................NGC6774......6
Scorpion....................M6.................4
...................................M7................19
...................................NGC6124......2
...................................NGC6178......1
...................................NGC6231......7
...................................NGC6248......2
...................................NGC6281......4
...................................NGC6322......4
...................................NGC6383......1
...................................NGC6416......2
Scutum.......................M11...............1
Serpens......................NGC6604......2
Taurus........................M45...............45
Triangulum Australe..NGC6025......2
Vela............................IC2391..........14
...................................IC2395..........1
...................................IC2488..........1
...................................NGC3033......1
...................................NGC3228......3
Vulpecula...................NGC6885......1

Além dos aglomerados abertos acima, também foram observados outros aglomerados abertos, mas sem a identificação de estrelas individuais, apenas pequenas nuvens borradas ou algo semelhante: M36, M37 e M38 em Auriga, M67 em Cancer, M35 em Gemini, M48 em Hydra, M23 e M24 em Sagittarius.

Aglomerados Globulares

Constelação............. Objeto

Aquarius...................M2
Ara............................NGC6397
Canes Venatici..........M3
Capricornus...............M30
Carina........................NGC2808
Centaurus..................NGC5139 (Omega Centauri)
Columba....................NGC1851
Coma Berenices........M53
Corona Australe........NGC6541
Hercules....................M13
..................................M92
Hydra........................M68
Lupus........................NGC5896
Lyra...........................M56
Musca.......................NGC4372
..................................NGC4833
Ophiuchus.................M9
..................................M10
..................................M12
..................................M14
..................................M19
..................................M62
..................................M107
Pavo..........................NGC6752
Pegasus.....................M15
Sagittarius.................M22
..................................M28
..................................M54
..................................M55
..................................M69
..................................M70
Scorpius....................M4
..................................M80
Sculptor....................NGC288
Serpens.....................M5
Tucana......................NGC140 (47 Tucanae)
..................................NGC362
Vela..........................NGC3201

Galáxias

Andromeda...............M31
Canes Venatici..........M51
..................................M106
Centaurus..................NGC5128 (Centaurus A)
Dorado......................Grande Nuvem de Magalhães (LMC)
Sculptor.....................NGC55
..................................NGC253
Triangulum...............M33
Tucana......................Pequena Nuvem de Magalhães (SMC)
Triangulum...............M33

Nebulosas

Aquarius...................NGC7293 (Nebulosa da Hélice)
Aquila.......................B142/143 (Nebulosa do E)
Carina.......................NGC3372 (Nebulosa Eta Carina)
Centaurus.................IC2948 (Nebulosa Lambda Centauro)
Crux..........................Nebulosa do Saco-de-Carvão
Cygnus.....................NGC7000 (Nebulosa da América do Norte)
Dorado.....................NGC3070 (Nebulosa da Tarântula)
Orion........................M42 (Nebulosa de Órion)
.................................M78
Perseus.....................NGC1499 (Nebulosa da Califórnia)
Sagittarius................B92
.................................M8 (Nebulosa da Lagoa)
.................................M17 (Nebulosa Omega)
Vela..........................NGC3132
Vulpecula.................M27 (Nebulosa Haltére)

Estrelas-Duplas

Constelação..............Estrela........................Separação em arco-segundos........Magnitudes

Apus........................Delta-Apodis..............103"...............................................4,7-5,1
Capricornus.............Alfa-Capricorni...........378"...............................................3,6-4,2
.................................Beta-Capricorni..........205"...............................................3,4-6,2
Chamaeleon.............Delta-Chamaeleonis...360"...............................................4,5-5,5
Circinus...................Gama-Circini..............180"...............................................4,5-8,0
Crux.........................Alfa-Crucis.................90".................................................1,4-4,9
.................................Gama-Crucis..............111"................................................1,6-6,7
Cygnus.....................Beta-Cygni................34"..................................................3,1-5,1
Equulus....................Gama-Equulei............353"...............................................4,7-5,9
Gemini.....................Zeta-Geminorum........96".................................................3,8-8,0
Hercules...................37-Herculis................70".................................................5,8-7,0
Hydra.......................27 Hydrae..................229"...............................................5,0-6,9
Hydrus.....................Pi-Hydrae..................900"...............................................5,6-5,7,
Lepus.......................Gama-Leporis...........96"..................................................3,7-6,3
Libra.........................Alfa-Librae...............231"...............................................2,8-5,2
Lupus.......................Zeta-Lupi..................72".................................................3,4-7,0
.................................Tau-Lupi...................626"...............................................4,6-5,0
Microscopium..........Iota-Microscopii.......180"...............................................5,1-7,0
Monoceros...............Zeta-Monocerotis.....67".................................................4,3-7,8
Ophiuchus...............Rho-Ophiuchi...........151"-156".......................................5-8-7
Orion.......................Delta-Orionis............53"..................................................2,2-6,3
.................................Theta-Orionis...........135"................................................4,9-5,0
Pictor.......................Theta-Pictoris...........38"..................................................6,8-6,8
Reticulum.................Zeta-Reticuli.............310"................................................5,2-5,5
Sagitta......................Epsilon-Sagittae........89"..................................................5,7-8,0
Sagittarius................54-Sagittarii..............46"..................................................5,7-8,9
Telescopium............Delta-Telescopii........360"................................................5,0-5,1
Vela.........................Gama-Velorum..........41"..................................................2,0-4,0
Volantis...................Gama-Volantis..........65"..................................................5,4-5,7

Conclusões

Se você estiver interessado num modelo 7x35, sugiro um nível acima, o Nikon Action Extreme ou Minolta Activa WP, pois qualquer um destes modelos possuem melhor revestimento e, são preenchidos com nitrogênio, o que garante maior resistência à formação de fungos e embaçamento das lentes. Se você for mais abonado, um Zeiss ou Swarovski, são muitos níveis acima, e você não irá se arrepender.

O objetivo desta revisão não foi incentivar a compra deste modelo ou modelo semelhante, mas apresentar a quem interessado possa estar, que até mesmo um instrumento barato (este modelo é vendido por 50 dólares, o que convertido para reais, seria pouco mais de 100 reais) é possível ter bons resultados, pois na minha opinião, não é o instrumento quem revela as maravilhas da astronomia, mas aquele quem o utiliza.

Céus Escuros para todos!

ps: eu não tenho nenhuma afiliação com Nikon e/ou suas representantes.

Magellanico
"Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece."

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino

Meade travel 8x32

Mensagempor leandrot » Dom, 18/03/2007, 23:59h

Teste do Binóculo Meade Travel 8x32mm

http://leandrot.multiply.com/photos/photo/6/143
http://leandrot.multiply.com/photos/photo/6/144
http://leandrot.multiply.com/photos/photo/6/145
http://leandrot.multiply.com/photos/photo/6/146

Especificações:

Marca: Meade (USA)
Procedência: China
Estado: novo
Abertura: 32mm
Amplificação: 8x
Campo de visão: especificado em 5.9º mas na prática é um pouquinho menos
Pupila de saída: 4mm
Prismas: Roof
Revestimentos: objetivas multicoated, dá para perceber reflexos azuis e um verde bem forte. Oculares tem coating com reflexo azul.
Construção: metálica, há partes plásticas mas são mínimas e não funcionais.
Peso: apenas 340g !
Preço: não sei, ganhei quando comprei um OTA, mas pesquisei e no exterior este bino é vendido por 25-30 dólares. A astroshop tem um Celestron nas mesmas especificacoes que é vendido por mais de R$280 se bem me lembro.

Veio com o binóculo

1 Estojo de pano (softcase)
1 Cordão de pescoço
1 Sachê de silica gel
1 mini manual da Meade

Na prática

Este é um binóculo de prismas roof, meu primeiro deste tipo. Ele é ultraleve pesando apenas 340g contra cerca de 700g do meu Tento 7x35.

Tem uma aparência moderna, é compacto e cabe no bolso da jaqueta. Tem uma empunhadura ergonômica o suficiente mas o grande conforto no uso deste binoculo é mesmo seu baixo peso.

O ajuste de foco, ao contrário dos outros Meades que testei, funciona suavemente e o bino não perde o foco se pressionarmos os olhos contra as oculares. Porém os eyecups são muito pequenos e curtos deixando esta área meio desconfortável.

Durante o dia o binóculo se mostrou excelente. O campo é um pouco mais plano que o do Tento porém quando distorce, distorce de vez.

A noite porém este bino perdeu toda a majestade... as imagens ficam muito escuras, bem mais escuras que no Tento 7x35 e mesmo considerando que os 35mm do Tento captam 19% mais luz que os 32mm do Meade não justifica ter uma imagem tão mais escura. Acho que o problema é baixa transmissão mesmo (vidro ou revestimentos ruins).
O campo cerca de 1º menor que o do Tento também não ajudou.
Usando os dois binos ao mesmo tempo foi como comparar um refrator 100mm com uma luneta 60mm. O Tento deu uma lavada irrecuperável no Meadinho, mostrou muito mais estrelas, muito mais brilhantes, e M42 e Omega Centauri eram satisfatoriamente visíveis enquanto no Meade 8x32 a coisa era meio sofrível.

Com este 8x32 eu queria ter um binóculo pequeno e leve para poder levar para todo lugar e que nao fosse caro para nao precisar me preocupar em deixa-lo largado por aí.
O Meade 8x32 atendeu a estes requisitos com louvor mas falhou tremendamente na observação astronômica. Agora sei que este bino só serve mesmo para observação diurna.
Mesmo assim é ele que vou levar para as noites de acampamento porque o Tento é muito pesado e ocupa mais espaço. Como vêem nem sempre é a qualidade óptica o fator decisivo em muitas situações...

Por fim fica aí a lição: Meade Travel 8x32 roof para astronomia??
Pode até servir, mas considerando que há outras opções eu acho que esta não é uma boa escolha. Então só compre se for para observação em diurna ;-)

...

PS: os outros Meades que eu tive/testei eram modelos travelview com prismas porro de BK7.

25.25S, 49.15W

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 8
 Registro: 14/03/2007

Review De BinÓculos

Mensagempor NANO » Sex, 20/04/2007, 03:41h

Baseando nos tópicos deste fórum adquiri um Pentax pcf wp 10X50. E para quem tem dúvidas de como começar a observação do céu noturno,sou testemunha de que uso do binóculo é mais agradável do que um telescópio(Konus 60x700mm).
Impressões após um mês de uso:
Boa nitidez, lembrou-me os bons tempos em que eu observava o céu no interior de Minas e São Paulo, mesmo aqui na PL de São Paulo (cada vez pior).
Pequena aberração acromática. A observação de Jùpiter é um pouco difícil por causa de sua intensidade luminosa.
Nas observações de aglomerados e nebulosas fiquei positivamente surpreso.
Na loja fiquei indeciso com 20x60 da mesma linha, mas o campo de visão e a portabilidade pesaram na decisão pelo 10x50.
Meu parâmetro foi um bino japonês Okaya, Zeiss, Leica e os made in China genéricos.
Abraço a todos e obrigado pelas orientações!

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 73
 Registro: 09/05/2007

Mensagempor Apex » Sex, 11/05/2007, 17:49h

Comprei há uns ois meses um Upclose da Celestron, 10x50, bem emborrachado. Gostei muito da definição das imagens e da sensação de "tansparência" absoluta que as lentes dão. Percebo um bom contraste com suas lentes revestidas. Pude achar com facilidade um dos globulares de Musca, mesmo em condições fora do ideal. Pelo preço, entendi que foi uma grande vantagem.
Ele hoje substitui um Mirage 16x50 que nunca foi bom. Em primeiro lugar, ele é "vesgo", algo que nunca pude ajeitar. E, não sei por que, suas imagens dão uma impressão de que as oculares são menores, porque o ganho em magnitue não é aparente. Creio que seja a falta de contraste das lentes, que não possuem tratamento (pelo menos não têm aquela cor esverdeada-violeta típicos no reflexo). E olha que o intervalo entre a compra de um e outro foi de uns 9 anos, e o preço foi quase igual. Entendi que só agora "acertei a mão".

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 374
 Registro: 14/02/2007

Mensagempor rogerioeirado » Qui, 21/06/2007, 01:18h

Saudações a todos, inicialmente gostaria de dizer que estou ciente que o ideal para postar nessas revisões seria uma experiência maior com diversos instrumentos ópticos e observações, porém reparei que não existem muitas opiniões a respeito desse bino e espero ajudar os interessados em comprá-lo.. Tentarei seguir o padrão dos veteranos.

Modelo: Pentax PFC WPII 20 X 60. Adquirido na Consigo de São Paulo.
Tempo de uso: Aproximadamente 3 meses.
Prisma Porro Bak-4. . Fully Multi-coated
Campo de visão: 2,2 graus.
Saída de pupila: 3mm.
Eye relief: 21mm. Selado a nitrogênio.
Peso: 1400g.
Lentes muito transparentes, com coloração verde-azulada de forma uniforme.
Foco de fácil ajuste, com trava, que quase nunca uso. Ajuste de dioptria escalonado com cliques que ajudam a reposicionar no local ideal quando tem-se dois observadores.

Acessórios:
Bolsa sem muito luxo, mas acolchoada.
Alça padrão, com tira de borracha para a nuca.
Protetores para objetivas.
Protetor para as oculares fica folgado e caindo todo o tempo.

Realizo minhas observações utilizando o software Astromist 2.4, para palm, que possui um banco de dados de aproximadamente 20.000 objetos. Após selecionar o objeto, o programa permite que você salve em um “log file”, com as informações de: data, local, ascensão reta, declinação, nome, tipo, magnitude, constelação, fase da lua, altura do sol, telescópio, filtro, transparência (excelente, boa ou pobre), visibilidade (excelente, boa ou pobre), além de comentários da identificação (evidente, fácil e difícil) e do aspecto (brilhante e débil). Por motivos práticos listar apenas observações feitas em condições excelentes e boas. A capacidade de visualização de cada objeto foi posteriormente confirmada pelo software Starry Night, que já é conhecido de muitos de vocês, tendo sido excluídos possíveis erros de observação (objetos muito pequenos).

As estrelas aparecem com o mesmo brilho e qualidade em todo o campo visual.
Saturno, com um anel e a Lua Titan.
Júpiter com uma estria, coloração evidente e quatro de suas luas.
Aglomerados abertos de identificação muito fácil.
Aglomerados globulares de identificação difícil, mas era falha humana.
Lua cheia com aberração cromática intensa na borda. Defeito que só melhora quando atinge menos que aproximadamente 60%.
Nebulosas com brilho muito aquém do esperado (falsa expectativa de iniciante).
Abaixo segue uma lista para uma avaliação mais objetiva dos objetos vistos.
Nesta lista acredito que todas as nebulosas que vi acabaram entrando na categoria aglomerado com nebulosidade do programa.
Caso haja algum abjeto que seja muito improvável ver com esse bino, gostaria que me corrigissem.
Grato, espero ter ajudado.
Rogério Eirado.

Aglomerados abertos
Const Nome IdentificaçãoAspecto
Ara NGC6250 Difícil Brilhante
Carina Tr16 Evidente Brilhante
Carina Tr14 Evidente Brilhante
Carina NGC3532 Evidente Brilhante
Carina NGC2516 Evidente Brilhante
Carina Cr228 Fácil Débil
Crux NGC4755 Evidente Brilhante
Crux NGC4609 Fácil Débil
Crux NGC4103 Evidente Brilhante
Crux NGC4052 Difícil Débil
Musca NGC4463 Fácil Débil
Sagittarius NGC6546 Evidente Brilhante
Sagittarius NGC6530 Evidente Brilhante
Sagittarius M25 Evidente Brilhante
Sagittarius M23 Evidente Brilhante
Sagittarius M21 Evidente Brilhante
Sagittarius M18 Fácil Débil
Scorpius NGC6416 Difícil Débil
Scorpius NGC6281 Evidente Brilhante
Scorpius NGC6249 Difícil Débil
Scorpius NGC6242 Evidente Brilhante
Scorpius NGC6231 Evidente Brilhante
Scorpius NGC6192 Fácil Débil
Scorpius NGC6124 Evidente Brilhante
Scorpius M7 Evidente Brilhante
Scorpius Cr316 Evidente Brilhante
Scorpius Butterfly Evidente Brilhante
Scutum Wild Duck Evidente Brilhante

Aglomerados globulares
Carina NGC2808 Fácil Débil
Ophiuchus NGC6293 Difícil Débil
Ophiuchus M19 Evidente Brilhante
Sagittarius M22 Evidente Brilhante
Sagittarius M28 Fácil Débil
Sagittarius NGC6544 Difícil Débil
Scorpius NGC6144 Difícil Débil
Scorpius M4 Evidente Brilhante
Tucana NGC362 Fácil Débil
Tucana NGC104 Evidente Brilhante

Galáxias
Virgo M49 Difícil Débil

Nebulosas
ConsteNome IdentificaçãoAspecto
Carina NGC3372 Evidente Brilhante

Aglomerados com nebulosidade
Carina NGC3324 Evidente Brilhante
Centaurus IC2944 Difícil Débil
Sagittarius Horseshoe Fácil Brilhante
Sagittarius M16 Evidente Brilhante
Sagittarius M17 Fácil Brilhante
Sagittarius M8 Evidente Brilhante
Sagittarius M20 Evidente Brilhante
Serpens Eagle Fácil Brilhante

OS: No último sábado iria fazer uma observação longa, porém tive a brilhante idéia de acampar em um vale, na beira de um rio, em uma região próxima a várias serras. Fui vencido pela condensação extrema.

""Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita" Carl Sagan

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 103 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado