Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 16 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 43
 Registro: 14/11/2005

Como me orientar pelo Cruzeiro do Sul?

Mensagempor clovisjacob » Sex, 10/02/2006, 18:03h

Pergunta meio boba, mas me perguntaram e eu não soube responder... Como faço pra me orientar usando o Cruzeiro do Sul? Ela "aponta" para o sul?

Imagem
Clovis Jacob
Brasília - DF

Bino Tento 20 x 60
Cartes du Ciel 2.76

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 5649
 Registro: 05/04/2004

Re: Como me orientar pelo Cruzeiro do Sul?

Mensagempor Edu » Sáb, 11/02/2006, 22:34h

clovisjacob escreveu:
Pergunta meio boba, mas me perguntaram e eu não soube responder... Como faço pra me orientar usando o Cruzeiro do Sul? Ela "aponta" para o sul?

Olá Clovis.
Através do Cruzeiro do Sul você pode localizar o pólo celeste sul, prolongando cerca de cinco vezes o braço maior da cruz, no sentido de Gacrux (Gama) para Acrux (Alfa).
Quando o Cruzeiro do Sul atinge uma posição mais alta no céu e o braço maior da cruz fica numa posição praticamente vertical, o seu prolongamento (do braço maior da cruz) para o horizonte indica aproximadamente a direção sul da Terra.

Com um software astronômico é fácil verificar estas informações. Você já está usando o Cartes du Ciel?

Abraços.
Edu.

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos,
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

19° 54' S 43° 54' O

Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 16
 Registro: 09/02/2006

Mensagempor KuRinGa » Seg, 13/02/2006, 17:09h

Ola clovis ..

existem varios programas simuladores do ceu .. o melor deles , na minha opniao
eh o STELLARIUM ... www.stellaruim.org ... baixe . eh pequeno soh que exige um pc bom .. voce vai aprender rapidinhu a se orientar :D

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor clovisjacob » Ter, 14/02/2006, 16:31h

Olá,

Então Kuringa, eu uso o Cartes mesmo. Já baixei o Stellarium, e gostei muito do visual dele, mas ficou muuuuuuito pesado no meu PC, então continuo no CdC mesmo, ok?

Mas Edu, compreendi muito bem sua explicação, mas como ainda não sei muito sobre a "movimentação" das constelações, restou a dúvida se essa orientação é possível em qualquer época do ano (se o cruzeiro estiver a vista)?

Obrigado,

Imagem
Clovis Jacob
Brasília - DF

Bino Tento 20 x 60
Cartes du Ciel 2.76

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4681
 Registro: 13/10/2003

Mensagempor Zeca » Ter, 14/02/2006, 21:00h

clovisjacob escreveu:

No meio desta página tem uns mapinhas mostrando como se orientar com diversas estrelas:
http://paginas.terra.com.br/lazer/zeca/ ... ntacao.htm

Ainda sobre o Cruzeiro, existe um relógio do Cruzeiro que é bem interessante para saber a hora em qualquer época que ele esteja visível no céu:
http://www.geocities.com/liveattentively/crux.pdf

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Edu » Qui, 16/02/2006, 17:34h

Edu escreveu:
clovisjacob escreveu:

Olá Clovis.
Através do Cruzeiro do Sul você pode localizar o pólo celeste sul, prolongando cerca de cinco vezes o braço maior da cruz, no sentido de Gacrux (Gama) para Acrux (Alfa).
Quando o Cruzeiro do Sul atinge uma posição mais alta no céu e o braço maior da cruz fica numa posição praticamente vertical, o seu prolongamento (do braço maior da cruz) para o horizonte indica aproximadamente a direção sul da Terra.

Com um software astronômico é fácil verificar estas informações. Você já está usando o Cartes du Ciel?

Abraços.
Edu.

Complementando um pouco a questão:
Como eu disse anteriormente, é possivel localizar a direção sul da Terra através do Cruzeiro do Sul. Para localizar os outros pontos cardeais: fique de frente para o sul, à sua direita será o oeste, à esquerda o Leste e às suas costas o norte.

Até mais.
Edu.

19° 54' S 43° 54' O

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor clovisjacob » Qui, 16/02/2006, 18:40h

Cert Edu, mas em qualquer época do ano (com Crux a vista), o Sul estará aprox. no prolongamento de Gama Alfa??

Araços

Imagem
Clovis Jacob
Brasília - DF

Bino Tento 20 x 60
Cartes du Ciel 2.76

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Edu » Qui, 16/02/2006, 19:11h

clovisjacob escreveu:
Cert Edu, mas em qualquer época do ano (com Crux a vista), o Sul estará aprox. no prolongamento de Gama Alfa??

Araços

Sim. Em qualquer posição no céu o prolongamento (de +- 5x) de Gama p/ Alfa estará apontando para o pólo sul celeste.

Sempre que a Cruz estiver alta no céu e com o braço maior na posição vertical, (o braço maior) estará apontando para a direção sul da Terra.

Até mais.
Edu.

19° 54' S 43° 54' O

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor clovisjacob » Qui, 16/02/2006, 19:46h

Oi Edu, desculpa insistir nessa pergunta, mas sou muito curioso. Se estiver de saco cheio não precisa responder, ok?

Vc falou que sempre que ela (a Cruz) estiver alta no céu e o prolongamento do braço maior estiver na vertical, aponta o sul, mas e se a Cruz estiver no Zênite? Pois aí o conceito de Vertical é relativo, depende de como vc vê (pode ser horizontal ou vertical), hehe. :)

Ou ela nunca fica no Zênite? ou eu não entendi sua resposta?
E se o braço não estiver na vertical então não dá pra se orientar?

Bom, desculpa a insistência e valeu pela paciência,

Abraço, -Até Mais-

Imagem
Clovis Jacob
Brasília - DF

Bino Tento 20 x 60
Cartes du Ciel 2.76

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Edu » Sex, 17/02/2006, 12:22h

clovisjacob escreveu:
Oi Edu, desculpa insistir nessa pergunta, mas sou muito curioso. Se estiver de saco cheio não precisa responder, ok?

Vc falou que sempre que ela (a Cruz) estiver alta no céu e o prolongamento do braço maior estiver na vertical, aponta o sul, mas e se a Cruz estiver no Zênite? Pois aí o conceito de Vertical é relativo, depende de como vc vê (pode ser horizontal ou vertical), hehe. :)

Ou ela nunca fica no Zênite? ou eu não entendi sua resposta?
E se o braço não estiver na vertical então não dá pra se orientar?

Bom, desculpa a insistência e valeu pela paciência,

Abraço, -Até Mais-

Olá Clovis.
Por estar próxima do pólo sul celeste, o Cruzeiro do Sul não passa pelo zênite, é uma constelação "clássica" do hemisfério sul, mas é quando ela está com o braço maior na posição vertical que indica com maior aproximação a direção sul da Terra.
Veja:
http://www.observatorio.ufmg.br/pas29.htm
http://www.cienciaonline.org/nasa/apod/ap050129.html

No applet abaixo, mova a barra de rolamento horizontal e verá como o Cruzeiro do Sul se movimenta no céu.
http://www.astro.wisc.edu/~dolan/conste ... /Crux.html

Clovis, pode colocar suas dúvidas sem preocupação, com certeza todos os participantes do fórum têm prazer em tentar ajudar, afinal estamos sempre aprendendo com os outros e tentando ajudar.
Se continuar com dúvidas, pode perguntar.

Abraços.
Edu.

19° 54' S 43° 54' O

Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 17
 Registro: 15/12/2005

Mensagempor Leon » Sex, 17/02/2006, 13:18h

Bom dia pessoal,
Para que complicar se podemos simplificar?. Considerando que a parte maior do cruzeiro sempre aponta para o sul, Trace uma linha imaginária de aproximadamente 4,5 vezes desta parte e a partir deste ponto desça uma reta até o horizonte. Pronto você achou o sul; se ficar de costa para ele seu lado direito será o leste, o esquerdo o oeste e a frente o norte. :shock:

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Edu » Sex, 17/02/2006, 13:50h

Leon escreveu:
Bom dia pessoal,
Para que complicar se podemos simplificar?. Considerando que a parte maior do cruzeiro sempre aponta para o sul, Trace uma linha imaginária de aproximadamente 4,5 vezes desta parte e a partir deste ponto desça uma reta até o horizonte. Pronto você achou o sul; se ficar de costa para ele seu lado direito será o leste, o esquerdo o oeste e a frente o norte. :shock:

Leon, há um equívoco em sua mensagem: o braço maior da Cruz não está apontando sempre para a direção sul da Terra, poderá estar apontando para outras direções dependendo de sua posição no céu. Se você disser que o braço maior da cruz está sempre apontando para o pólo sul celeste, estará correto, mas você se referiu aos pontos cardeais.
Outra coisa: não é a parte maior, mas o braço maior de Gama p/ Alfa.

Abraços.
Edu.

19° 54' S 43° 54' O

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 16 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado