Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 11 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 128
 Registro: 17/03/2006

problemas com tubo

Mensagempor andrehss2006 » Qui, 06/04/2006, 00:44h

olá pessoal, estou tendo um problema com o tubo, estou mantando um tele de 180mm e percebí que que o tubo de 200mm que comprei não é totalmente "redondo" nas extremidades e talvez no "corpo todo", é um pouco "oval" alguem explica se vou ter problemas durante a montagem, colimação, foco etc?

obrigado,

André

"o verdadeiro truque para a vida não é saber tudo e sim, o mistério...."

http://andrehs2006.multiply.com/
http://www.vibeflog.com/ANDREHSS2006

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 421
 Registro: 02/01/2006

Re: problemas com tubo

Mensagempor Spy » Qui, 06/04/2006, 01:20h

andrehss2006 escreveu:
percebí que que o tubo de 200mm que comprei não é totalmente "redondo" nas extremidades e talvez no "corpo todo", é um pouco "oval" alguem explica se vou ter problemas durante a montagem, colimação, foco etc?

Olá André,

Um possivel problema seria vinhetagem nas imagens.
A vinhetagem ocorre quando se usa um tubo muito estreito para o diametro do espelho e o diametro de 200 mm já bem em cima da recomendação de se deixar pelo menos 20 mm de espaço entre o tubo e a borda do espelho.

Vc já vez o disco de madeira pra o suporte do primario?
Uma forma de vc saber se o tubo está oval só nas bordas ou no corpo todo é passar esse disco por dentro do tubo e ver se ele agarra só nas bordas.

Se for só nas bordas, vc pode tentar aproveitar só o meio do cano, já que ele tem dois metros de comprimento e vc só vai precisar de no máximo 1,40 m.

Se for no corpo todo, vamos aguardar pra ver algum outro membro do fórum sabe uma forma de contornar o problema ou consertar o tubo.

Ps. Vou incluir na minha página um recomendação para as pessoas verificarem isso antes de comprar o tubo. Como não tive esse problema, nem me passou pela cabeça que pudesse ocorrer.

Telescopio feito em casa Dobsoniano 180mm f/D 6.7
Conheça meu telescópio o projeto dele em:
http://www.turminha.com/telescopio/index.shtml

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5655
 Registro: 13/10/2003

Mensagempor Zeca » Qui, 06/04/2006, 16:44h

Outra coisa que você pode tentar é ior na loja que vvendeu e pedir a troca alegando que precisas de um tubo de seção circular.

O suporte do primário resolveria o problema na boca inferior. Na boca superior poderias colocar um anel metálico externo (o Coletti usa sempre um destes para dar rigidês ao tubo). E ainda na seção central, a propria caixa de sustentção do eixo de altura pode manter a cirularidade do trubo.

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 11
 Registro: 27/01/2006

Mensagempor Edson » Qui, 06/04/2006, 17:22h

Zeca escreveu:
Outra coisa que você pode tentar é ior na loja que vvendeu e pedir a troca alegando que precisas de um tubo de seção circular.

O suporte do primário resolveria o problema na boca inferior. Na boca superior poderias colocar um anel metálico externo (o Coletti usa sempre um destes para dar rigidês ao tubo). E ainda na seção central, a propria caixa de sustentção do eixo de altura pode manter a cirularidade do trubo.

Oi Zeca, estou procurando um anel de metal desses que o Coleti usa para a boca do tubo. Você sabe onde conseguir um desses ou falo como Coletti mesmo?

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagempor Zeca » Qui, 06/04/2006, 18:02h

Edson escreveu:
Zeca escreveu:

Oi Zeca, estou procurando um anel de metal desses que o Coleti usa para a boca do tubo. Você sabe onde conseguir um desses ou falo como Coletti mesmo?

Acho que o Coletti usa um de alumínio mas creio que uma boa serralheria faria um anel de ferro.

Zeca (30°S 51°W)

"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 384
 Registro: 13/08/2005

Mensagempor Coletti » Qui, 06/04/2006, 18:02h

Edson escreveu:
Zeca escreveu:

Oi amigo Edson (é o Fugio, né?)

Estes anel que uso na boca dos tubos de PVC são feitos em aluminio, tem 1mm de espessura, e são feitos em tornos de repuxo, eles tem um receptáculo para tampa, e que funcionam como uma espécie de redutor de abertura (tubo de 250mm , com o anel a abertura diminui para cerca de 235mm)...
Lamentavelmente são peças caras e que mando fazer em lotes pequenos, de 10 ou 15 unidades..... também é lamentável que eu não tenha destes aneis para a venda avulso...
Sandro Ebone sugere aneis em ferro mesmo (aço 1020), chapas finas de 1/16" x 3/4", calandradas para formar uma circunferencia que entre justo no interior do tubo, isso serve muito bem para corrigir deformidades de tubos de PVC com paredes de espessuras comuns, como os que usamos cotidianamente (2,5 a 3,2mm).
Estes círculos em ferro devem ter pelo menos 2 furinhos para fixar na parede do tubo do telescopio....

Na verdade, eu já conseguí fazer inumeros destes circulos sem ajuda de uma calandra, eu simplesmente malhava o metal com martelo leve em cima de uma bigorna, temos assim condições de obter uma circunferencia com erros muito pequenos, da ordem de menos de 1/2mm de excentricidade para um diametro de 300mm (no meu caso)...
A imaginação aqui não tem limites, "n" materiais podem servir para o mesmo proposito, madeira torneada, serrada, MDF, plásticos, etc!!
Espero ter ajudado..
Abraços
Sandro Coletti

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 421
 Registro: 02/01/2006

Mensagempor Spy » Qui, 06/04/2006, 18:34h

Olá Edson,

Complementando as respostas já dadas, eles podem ser comprados aqui:

http://www.universityoptics.com/new.htm

Procure no meio da pagina por "Custom Tube End Rings".

Mas acho que é caro pagar U$ 21,00 num anel de metal ...as sugestões do Colleti são mais indicadas.

Telescopio feito em casa Dobsoniano 180mm f/D 6.7
Conheça meu telescópio o projeto dele em:
http://www.turminha.com/telescopio/index.shtml

Sub Curioso

Masculino
 Msgs: 11
 Registro: 27/01/2006

Mensagempor Edson » Sex, 07/04/2006, 17:05h

Spy escreveu:
Olá Edson,

Complementando as respostas já dadas, eles podem ser comprados aqui:

http://www.universityoptics.com/new.htm

Procure no meio da pagina por "Custom Tube End Rings".

Mas acho que é caro pagar U$ 21,00 num anel de metal ...as sugestões do Colleti são mais indicadas.

Gente, obrigado pelas dicas e ajudas. Incrível a disposição de vocês.
Só dividindo um pouco com vocês, achei um suporte para tampa de lixeira, em aço escovado, 1,5mm. Caiu como uma luva! Realmente, a imaginação não tem limites. Um abraço!

Aspirante
Aspirante

Masculino
 Msgs: 84
 Registro: 15/01/2006

Mensagempor Oliveira2 » Sex, 07/04/2006, 21:33h

Oi Edson.
Eu também já passei por esse problema e sempre contornei conforme as respostas que vc recebeu dos companheiros aqui da lista. Só que eu sempre fiz os anéis em madeira compensada. Ou seja o diãmetro interno conforme o tubo e o externo eu faço sempre com uns 5cms a mais do interno. Normalmente basta apenas um anél na boca preso com parafusos,´por dentro do tubo e com cabeça escareada. na outra extremidade a propria célula do espelho irá força-lo para uma formato circular. Apos a fixação do anel dianteiro, basta emassar as imperfeições com plastique que posteriormente é lixado. Para cortar o anél de madeira use uma serra tico-tico, ou senão peça a um marceneiro para cortar para vc.

latitude: 22º 52 34.03"
longitude 43º 21 44.55"
115 ft
Abração do Oliveira
http://olivar2.multiply.com/

Perfil E-mail  

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagempor Zeca » Sáb, 08/04/2006, 13:58h

Oliveira2 escreveu:
Oi Edson.
Eu também já passei por esse problema e sempre contornei conforme as respostas que vc recebeu dos companheiros aqui da lista. Só que eu sempre fiz os anéis em madeira compensada. Ou seja o diãmetro interno conforme o tubo e o externo eu faço sempre com uns 5cms a mais do interno. Normalmente basta apenas um anél na boca preso com parafusos,´por dentro do tubo e com cabeça escareada. na outra extremidade a propria célula do espelho irá força-lo para uma formato circular. Apos a fixação do anel dianteiro, basta emassar as imperfeições com plastique que posteriormente é lixado. Para cortar o anél de madeira use uma serra tico-tico, ou senão peça a um marceneiro para cortar para vc.

Tua explicação pode ter ficado um pouco confusa... O anel que colocas na boca do tubo fica por fora e é preso com parafusos colocados por dentro (cabeça cônica e embutidos no escareado na parede do tubo). Digo isso para que algum desavisado não coloque o anel por dentro, o que poderia causar obstrução de luz. :wink:

Zeca (30°S 51°W)

Aspirante
Aspirante

Masculino
 Msgs: 84
 Registro: 15/01/2006

Mensagempor Oliveira2 » Sáb, 08/04/2006, 17:01h

Zeca escreveu:
Oliveira2 escreveu:
Oi Edson.

Tua explicação pode ter ficado um pouco confusa... O anel que colocas na boca do tubo fica por fora e é preso com parafusos colocados por dentro (cabeça cônica e embutidos no escareado na parede do tubo). Digo isso para que algum desavisado não coloque o anel por dentro, o que poderia causar obstrução de luz. :wink:

Positivo Zeca.
Valeu a sua observação.

latitude: 22º 52 34.03"
longitude 43º 21 44.55"
115 ft
Abração do Oliveira
http://olivar2.multiply.com/

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 11 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado