Edson escreveu:
Zeca escreveu:
Outra coisa que você pode tentar é ior na loja que vvendeu e pedir a troca alegando que precisas de um tubo de seção circular.
O suporte do primário resolveria o problema na boca inferior. Na boca superior poderias colocar um anel metálico externo (o Coletti usa sempre um destes para dar rigidês ao tubo). E ainda na seção central, a propria caixa de sustentção do eixo de altura pode manter a cirularidade do trubo.
Oi Zeca, estou procurando um anel de metal desses que o Coleti usa para a boca do tubo. Você sabe onde conseguir um desses ou falo como Coletti mesmo?
Oi amigo Edson (é o Fugio, né?)
Estes anel que uso na boca dos tubos de PVC são feitos em aluminio, tem 1mm de espessura, e são feitos em tornos de repuxo, eles tem um receptáculo para tampa, e que funcionam como uma espécie de redutor de abertura (tubo de 250mm , com o anel a abertura diminui para cerca de 235mm)...
Lamentavelmente são peças caras e que mando fazer em lotes pequenos, de 10 ou 15 unidades..... também é lamentável que eu não tenha destes aneis para a venda avulso...
Sandro Ebone sugere aneis em ferro mesmo (aço 1020), chapas finas de 1/16" x 3/4", calandradas para formar uma circunferencia que entre justo no interior do tubo, isso serve muito bem para corrigir deformidades de tubos de PVC com paredes de espessuras comuns, como os que usamos cotidianamente (2,5 a 3,2mm).
Estes círculos em ferro devem ter pelo menos 2 furinhos para fixar na parede do tubo do telescopio....
Na verdade, eu já conseguí fazer inumeros destes circulos sem ajuda de uma calandra, eu simplesmente malhava o metal com martelo leve em cima de uma bigorna, temos assim condições de obter uma circunferencia com erros muito pequenos, da ordem de menos de 1/2mm de excentricidade para um diametro de 300mm (no meu caso)...
A imaginação aqui não tem limites, "n" materiais podem servir para o mesmo proposito, madeira torneada, serrada, MDF, plásticos, etc!!
Espero ter ajudado..
Abraços
Sandro Coletti