jaderroo escreveu:
Oi pessoal, tudo bem?
Zeca eu comprei uma reflex, quase da minha idade :lol: , japonesa mas que está em ótimo estado. Toda manual, com velocidade B do obturador e lente de 55mm 1:1.4. Já possuo um tripé e estou encomendando um cabo disparador. Aqui em Rondonópolis se você perguntar sobre filmes de sensibilidade 800 ou 1600 o vendedor rí da sua cara e fala que não existe este tipo de filme. Achei uma loja em São Paulo que vende filmes Fuji Superia de ISO 800 e 1600. Creio que terei que comprar via correios ou pedir para os meus parentes do RJ procurar por lá.
Eu tenho um amigo que irá me ajudar a fazer uma montagem equatorial motorizada, mas estou com dois problemas:
1) Não acho aqui na cidade "aquele" motor de 1rpm, inclusive já fui chacota de alguns vendedores por perguntar se eles vendiam. Será que o amigo poderia comprar para mim se eu não conseguir aqui na cidade?
2) Fiquei na dúvida sobre qual velocidade angular usar. Parece que o dia sideral é de 1436 minutos, por isso devo calcular 21600 minutos de arco (360° x 60) e dividir por 1436 minutos (um dia sideral). Assim a velocidade angular seria de aproximadamente 15 minutos (0,25°) de arco por cada minuto. Estou certo? Esta deve ser a velocidade angular da montagem?
Pretendo fazer algumas fotos com a máquina fixa a partir do dia 29 (Lua minguante), com exposição de 8 segundos (estou na latitude 16º), diafragma em 1:1.4 e filme de ISO 400. Assim que eu revelar coloco aqui o resultado.
Quem tiver sugestões e/ou orientações elas serão muito bem vindas!
A máquina parece ser boa, é destas que eu gosto,
toda manual - controle total, hehehe.
1 - O motor de 1 rpm é encontrado no
timer de lava-louças e lava-roupas, vá a uma oficina de conserto destas máquinas e provavelmente haverá alguns na sucata ou a preço baixo, retire a parte das chaves elétricas do timer e pronto, um motor AC de 1 rpm. Em último caso compre um novo, não deve ser muito caro.
2 - Certo, o dia sideral é que dever ser considerado, 1436 segundo aproximadamente, mas isto não faria muita diferença pois vais usar apenas poucas centenas de segundos do total e o erro se dilui. Para simplificar o raciocínio pense apenas nos milímetros. Exemplo: se tenho um parafuso cujo passo é de um milímetro (cada volta ele avança um mm, a 1 rpm) então usando uma engrenagem que tenha 1436 dentes para completar uma volta completa (um dia sideral) cada dente está separado de um milímetro (o passo do parafuso), a engrenagem deverá ter 1436 mm de circunferência e o raio deste círculo será 1436mm/PI/2 = 228,5 mm. Este é o raio da alavanca que será movida pelo parafuso, isto é, do eixo desta alavanca até o ponto de tração (parafuso) teremos 228,5 mm. Para qualquer outro passo de parafuso repita os cálculos. Esqueça os ângulos envolvidos, só complica.
Este aparelho que converte 12v DC em 110v AC é chamado de inversor e funciona muito bem para este projeto. Eu só não uso porque teria que levar para o mato mais uma pesada bateria, hehehe.
Abraço,