Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 14 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 144
 Registro: 17/05/2009

Re: Problemas com DEC

Mensagempor TARGUS » Seg, 08/02/2010, 23:39h

Toda essa situação tá parecendo ser um problema de marcar o local do observador; algns teles mandam vc entrar com longitude e latitude e tem q prestar bem atenção pra longitude Brasil sempre a W ou negativa,e a latitude sempre a S ou negativa , a menos q vc esteja no hemisfério norte. Tem q ver se seu sistema de alinhamento manda vc apontar para SUL ou para NORTE - o MEADE manda apontar sempre para norte , mesmo estando no H. Sul , e o sistema Skywatcher manda apontar para o ponto mais ao sul se vc está no H. Sul, e vv. Tente fazer isso cuidando para que o horário esteja certo , daylight saving esteja ON , o fuso horário tb ( no caso RJ , SP e reg SUL normalmente é -3. Nunca se alinha por planetas , e se ele procura estrelas mais fáceis para quem está no H norte é pq ele tem a informação de q vc está no H norte

Powerseeker127 Celestron
Skywatcher 120 mm
EQ5 Skywatcher
MEADE autostar 494

http://targus2001.multiply.com

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 355
 Registro: 13/10/2008

Re: Problemas com DEC

Mensagempor RuiBranco » Dom, 14/02/2010, 23:54h

hasufel escreveu:
Olá a todos.

Recentemente (começo do ano) adquiri um C8- NGT da Celestron e o usei duas vezes até agora (pois o céu onde moro não permitiu). Agora o tempo firmou, fui montá-lo todo empolgado mas, porém, não estou conseguindo entender o que está acontecendo.

Quando vou iniciar o alinhamento, vamos supor, escolho Marte e o telescópio aponta para uma direção aproximada. Entretanto, o Motor DEC dá uma parada depois gira mais um pouco e assim por diante, se eu não apertar nenhuma seta no controle ele continua indefinidamente. Este é o primeiro problema, suponho, pois nas vezes anteriores isto não acontecia.

Outro ponto é o seguinte. Supondo que eu alinhe via Marte (mesmo com o problema) e escolha no controle um astro que esteja em outra direção, por exemplo, Urano (início da noite no oeste), o motor DEC ao invés de girar do leste para o sul e do sul para o oeste, gira para o norte, quase que enrolando o cabo no eixo DEC, isto também não acontecia antes.

Alguém tem idéia do que pode ser? Já tentei resetar para as configurações de fábrica, verificar cabos e conectores, fuçar no menu e nas configurações mas não consegui resolver o problema. Será que atualização do firmware resolveria?

Desde já agradeço.

Eventualmente:
enganava-me e metia o cabo do comando no Dec
Troquei de cabo
Tenho uma pedrinha( sujidade ) nos conectores

Cumprimentos, Rui Branco

Astronomy - observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 14 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado