hasufel escreveu:
Olá a todos.
Recentemente (começo do ano) adquiri um C8- NGT da Celestron e o usei duas vezes até agora (pois o céu onde moro não permitiu). Agora o tempo firmou, fui montá-lo todo empolgado mas, porém, não estou conseguindo entender o que está acontecendo.
Quando vou iniciar o alinhamento, vamos supor, escolho Marte e o telescópio aponta para uma direção aproximada. Entretanto, o Motor DEC dá uma parada depois gira mais um pouco e assim por diante, se eu não apertar nenhuma seta no controle ele continua indefinidamente. Este é o primeiro problema, suponho, pois nas vezes anteriores isto não acontecia.
Outro ponto é o seguinte. Supondo que eu alinhe via Marte (mesmo com o problema) e escolha no controle um astro que esteja em outra direção, por exemplo, Urano (início da noite no oeste), o motor DEC ao invés de girar do leste para o sul e do sul para o oeste, gira para o norte, quase que enrolando o cabo no eixo DEC, isto também não acontecia antes.
Alguém tem idéia do que pode ser? Já tentei resetar para as configurações de fábrica, verificar cabos e conectores, fuçar no menu e nas configurações mas não consegui resolver o problema. Será que atualização do firmware resolveria?
Desde já agradeço.
Eventualmente:
enganava-me e metia o cabo do comando no Dec
Troquei de cabo
Tenho uma pedrinha( sujidade ) nos conectores