Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 67 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 184
 Registro: 06/11/2008

Re: Celestron OMNI XLT 150 R

Mensagempor Cipó » Sáb, 30/01/2010, 18:38h

Olá Parsec. Nas últimas semanas tenho observado Marte, Saturno e a Lua com meu SK 150mm. Com excessão de Marte que apresenta uma CA forte e que cede muito pouco à ação dos filtros, os outros dois fornecem boas imagens. A CA na Lua, aparece num halo violeta facilmente controlado com o filtro reforçador de contraste da celestron ou o planetário verde n*56, e o resultado são imagens muito bem definidas e contrastada do ambiente lunar mesmo em potências da ordem de 150x, Saturno por sua vêz dispensa o uso de filtros, as imagens são de uma qualidade notável em todos os aspectos. Júpiter quando estava em condições de observação, apresentava alguma CA que era minimizada com a retirada de parte da tampa frontal o que tornava o tele em um f/6.5, sendo pouco necessário o uso de filtros. Por que esse Omni XLT 150mm sendo tão mais caro que seus irmãos, não apresenta um diferencial marcante de imagens em relação aos outros? Noto isso nos vários relatos que tenho lido, descontando-se naturalmente a subjetividade pessoal. Seria legal, se algum forum fizesse um confronto entre êles, para saber se o revestimento XLT faz alguma diferença em teles luminos desse porte, já que nos teles de 120mm e f/d mais longo essa diferênça parece ser notada. Até mais.

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1361
 Registro: 05/09/2008

Mensagempor parsec » Sáb, 30/01/2010, 22:55h

Oi Cipó;

...eu não sei! O Celestron 150R parece encrencar com a observação planetária facilmente, devido a aberração cromática. Mas também parece que isso não incomoda muito o pessoal da Celestron, pois é um tele indicado para objetos fundo de céu.

Eu confesso que fiquei preocupado quando comprei o Omni 120mm com relação a esse problema da CA. Fiquei mais ainda quando soube que a Celestron vendia o Powerseek com lente relay e dava tanto problema. Tudo bem que temos de ser competitivos em preço, mas sacrificar a qualidade em função disso é falta de visão.

Apesar disso, o Omni é muito bem corrigido e a CA dele é ínfima ou mesmo desprezível. Não sei se dei sorte com o meu ou se realmente o revestimento XLT faz diferença neste tele com maior F.

A unica coisa que me incomoda é aquele focalizador. Pretendo trocar ele por um crayford e já vi até onde tem e o preço. Se não conseguir aqui no Brasil, vou importar mesmo pagando os impostos. Toda estratégia para isso já esta montada, mas seria bem mais simples se pudesse comprar por aqui.... :D

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 Schimidt-Cassegrain
Meade L200, 200 mm F/6 Newtoniano
Celestron Omni XLT, 120 mm F/8.3 Refrator
http://parsecs.multiply.com/

Amador
Amador

Masculino

Mensagempor Cipó » Seg, 08/02/2010, 11:40h

Olá Parsec. O Omni 150mm deve ser muito parecido com o meu SK 150mm, êles sofrem com a CA quando o assunto é planeta. De uma forma geral a incidência de CA não me incomoda muito, no entanto no caso de Marte ela me pareceu grande e difícil de se controlar, mesmo com a adição de filtros. O seu 120mm sendo um f/8 deve ser muito bom mesmo, pois esses teles têm uma ótica excelente e descontando-se a CA que afeta em maior grau os 150mm, são boas opções de equipamento se lembrarmos que um apocromático nesse nível de abertura é muito caro. Até mais.

Expert
Expert

Masculino

Mensagempor parsec » Seg, 08/02/2010, 14:13h

Oi Cipó;

...ontem (domingo) observei o sol com o Omni 120 e o filtro solar da Celestron. Particularmente sou cismado com esse filtro, pois acho ele muito frágil. Como o sol vai entrar em maior atividade agora, devo comprar um filtro de vidro da Thousand para observação. Ontem havia um grupo razoavelmente grande de manchas solares. Mas o que quero dizer é que mesmo com o sol, a percepção da CA é muito pequena e um observador mais novato pode mesmo nem percebe-la. Com o uso do -V a CA desaparece completamente. E essa qualidade não esperada desse refrator é que faz eu pensar em melhora-lo, principalmente com a troca do focalizador que não me agrada. Vamos ver....

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Amador
Amador

Masculino

Mensagempor Cipó » Ter, 09/02/2010, 11:19h

Olá Parsec. Também quero melhorar o meu 150mm. Mandei um e-mail na semana passada para o pessoal da Astroshop questionando a pouca oferta de peças de qualidade para refratôres, êles prometeram novidades para o mês de abril. Sobre observações solares, ao lado da grande curiosidade de observar o sol me vem o medo de acidentes, não faz muito tempo o Magelanico relatou um quase acidente durante uma observação solar. Fico imaginando, se esse pessoal que tem uma grande experiência corre tal risco, imagine eu que nunca fiz uma observação dessas. Tenho receio da resistência dos filtros solares de papel, mas no caso dos filtros de vidro penso que a segurança seja bem preservada. Se eu criar coragem, um dia desses compro um filtro solar de vidro e tomando todo o cuidado necessário, vou observar o Sol. Até mais.

Expert
Expert

Masculino

Mensagempor parsec » Ter, 09/02/2010, 13:36h

Olá Cipó;

,,,realmente espero que haja novidades no mercado brasileiro. Como disse esta nos meus planos mudar o focalizador do Omni. Eu espero poder fazer isso justamente no mês de março ou abril. Já questionei sobre o focalizador Crayford para o Omni (Modelo da GSO 112 mm) na Astroshop mas até agora não recebi nenhuma resposta. Eu preferiria comprar por aqui, mas se não der vou mandar vir de fora, assim como quando comprar o filtro da Thousand, pois nunca vi um desses por aqui. Fazer o que.... :cry:

Vida Longa e Próspera

Ilidio

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1157
 Registro: 24/01/2008

Mensagempor Samuel Moitinho » Ter, 09/02/2010, 20:58h

Cipó escreveu:
Olá Parsec. Também quero melhorar o meu 150mm. Mandei um e-mail na semana passada para o pessoal da Astroshop questionando a pouca oferta de peças de qualidade para refratôres, êles prometeram novidades para o mês de abril. Sobre observações solares, ao lado da grande curiosidade de observar o sol me vem o medo de acidentes, não faz muito tempo o Magelanico relatou um quase acidente durante uma observação solar. Fico imaginando, se esse pessoal que tem uma grande experiência corre tal risco, imagine eu que nunca fiz uma observação dessas. Tenho receio da resistência dos filtros solares de papel, mas no caso dos filtros de vidro penso que a segurança seja bem preservada. Se eu criar coragem, um dia desses compro um filtro solar de vidro e tomando todo o cuidado necessário, vou observar o Sol. Até mais.

Não precisa ser tão receoso, apenas cuidadoso...

Mas acho os filtros Baader bem finos mesmo...

Quanto aos de vidro não sei dizer, mas provavelmente são ainda mais seguros.

Olhos nus

Celestron C 130 Maksutov-Cassegrain
130 mm f/15

Meade LX50 10" Schmidt-Cassegrain 254mm f/10

William Optics Zenithstar 66 Petzval ED 66mm f/6

Binóculo Meade 10x50

Amador
Amador

Masculino

Mensagempor Cipó » Ter, 09/02/2010, 22:09h

Olá Samuel. Embora o perigo e radicalidade de um possível acidente nos encha de medo, tornando necessário redobrar os cuidados para dar conta da empreitada, a riqueza de uma observação solar parece compensar os riscos. Como o Parsec, vou procurar um filtro solar de qualidade e encarar o desafio, com todo o cuidado é claro. Até mais.

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 1157
 Registro: 24/01/2008

Mensagempor Samuel Moitinho » Qua, 10/02/2010, 14:09h

Isso!!

E vou por as mãos á obra. Tenho dois filtros a montar!!

Olhos nus

Celestron C 130 Maksutov-Cassegrain
130 mm f/15

Meade LX50 10" Schmidt-Cassegrain 254mm f/10

William Optics Zenithstar 66 Petzval ED 66mm f/6

Binóculo Meade 10x50

Novato
Novato

Masculino
 Msgs: 41
 Registro: 16/11/2009

Mensagempor cakratos » Qua, 21/04/2010, 21:25h

:arrow: Se tratando de refratores:

eu gostaria de saber quem tem mais experiência e qualidade em dois quesitos: GoTo e Refratores 6",
MEADE ou CELESTRON?
http://www.optcorp.com/product.aspx?pid=1-599-2-80-1519
http://www.optcorp.com/product.aspx?pid=1-599-2-80-2053

vi esses dois modelos e gostei muito deles, daqui uns anos pretendo adquirir um refrator desses de 6", com GoTo e tudo... mas os Takahashi tão fora de questão pra min, que além de novo no assunto , sou um atm brasileiro....ao meu ver esses dois são otimos modelos e parecem ficar pau-a-pau, gostaria da opinião de -Vocês-. Pra quem não pode comprar um apocromatico, um desses é uma boa pedida.

Carlos,Goiânia - GO

newtoniano 180mm opEráveL
F=1075
otica de Sebastião Santiago Filho
http://carlos10gyn.multiply.com/

Perfil E-mail  

Expert
Expert

Masculino
 Msgs: 978
 Registro: 06/10/2009

Mensagempor Eduardo Costa Yahoo » Qua, 21/04/2010, 23:43h

Oi,

Vou falar apenas dos tubos óticos.

os dois tubos óticos saem da mesma fábrica (Synta), e ainda tem um terceiro modelo com a mesma origem
http://www.optcorp.com/product.aspx?pid ... =refractor 150&st=2
As diferenças são no tratamento da superfície (coating) e nas montagens.

O desempenho de um refrator 150mm com diagonal convencional é próximo a um newtoniano 180mm. Não vejo vantagem neste caso. E com diagonal dielétrica rivaliza com um newtoniano 200mm. A diferença entre o que você já tem, dado o custo, não creio valer a pena também.

Na verdade, julgo que para observação planetária, F/8 para acromáticos ainda é um pouco curto/rápido. Eu uso para DSO e ao acoplar barlow de tripleto e filtro antifrigint faço observação planetária, mas comparando com um F/10 que já tive, acho que não recomendaria 150 F/8 para planetas.

Para os 120 F/8 a aberração está bem domada, mas ao saltar para uma abertura de 150mm, há bem mais luz captada e o tiquinho de CA começa a chamar a atenção, pois todo quantum de luz é aumentado, seja a corrigida seja a CA residual.

Eduardo Costa
Acromatic Refractor Air Spaced BK 150 F/8,3 DL & EQ5 Dual Axis - Salesópolis
Parabolic Newtonian 150 F/5 & Tuned EQ3-2 or Manual AZ3 - Guarulhos
"Viemos do pó das estrelas, um dia voltaremos para elas."

Perfil E-mail  

Novato
Novato

Masculino
 Msgs: 41
 Registro: 16/11/2009

Mensagempor cakratos » Qui, 22/04/2010, 14:02h

também fico com a pulga atrás da orelha se tratando de aumento, se for equivalente ao 180mm , o que vai valer mesmo é a montagem com GoTo, no pouco tempo de observação que tenho, percebi que não basta apenas aumento, também é preciso uma montagem "decente", mas acho que é cedo. Ainda não exploraei o máximo que - acredito - que meu refletor pode dar,fiquei supreso ao ver- ou melhor, não ver - nada vermelho em órion, aí fui buscar informações e ´vi que são necessárias longas exposições com go to, e além do mais, as melhores fotos que já ví foram feitas com monstros de 16" e 20" (e com os TAK )
http://www.rc-astro.com/mostviewed.php
http://www.rc-astro.com/photo/id1071.html
Imagem

newtoniano 180mm opEráveL
F=1075
otica de Sebastião Santiago Filho
http://carlos10gyn.multiply.com/

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 67 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado