Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 50 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 10
 Registro: 25/01/2013

Pequenos melhoramentos no Toya SkyView 114mm THB9-114AZ2

Mensagempor Tomanik » Qua, 13/02/2013, 18:56h

Caros colegas,

Como já disse num post de apresentação, onde contei meu início na astronomia, comprei o telescópio em referência já ciente de suas limitações, e exatamente por causa delas.
Bem... Após algumas observações, que considerei satisfatórias dentro de meus parâmetros obviamente, me dediquei a tentar melhorar alguns pontos nesse telescópio com intenção de auxiliar os que o compraram por impulso, ou falta de informação, a não se desfazerem do equipamento, pois o dinheiro já foi gasto, logo o ideal é que se tire proveito dele.
Ainda não conheço muito de ótica, logo meus minhas idéias de melhora são no "suporte" da ótica.
Penso que tais mudanças, ou modificações, só tem sentido se se derem "de grátis", ou a custo irrisório, uma vez que deve-se levar em consideração o custo x benefício do equipamento e da mudança a ser implementada.
Pesquisei o fórum em busca de informações sobre o telescópio e vi que existem opiniões diversas. Vi também que pouquíssimos proprietários falam sobre suas experiências com ele. Só vi o Vitor Goiano e o rjcavallini...
Convido aos colegas, mesmo os que não possuem o telescópio, a opinarem e postarem sugestões, pois como já citei acima, minha intenção primeira é ajudar aos que possuem o dito cujo e também adquirir conhecimento no manuseio, funcionamento, manutenção e o que mais puder...

Minhas contribuições:

1) O que mais me desagradou foi a instabilidade do conjunto. Um simples toque no focalizador já causava mal de Parkinson no telescópio. Percebi que o tal tripé de "alumínio reforçado" é só de alumínio, sem nada de reforçado. A primeira solução foi usar o tripé totalmente recolhido. Até me agradou, pois observei Júpiter confortavelmente sentado em um banquinho, mas não dá prá usar o telescópio só assim. Percebi que o tripé é muito leve para o tubo, então desmontei todo o tripé e preenchi toda a tubulação com areia. Aumentou bastante o peso e melhorou bastante a torção que ocorria com os pés totalmente estendidos. O telescópio ainda dá umas tremidas, mas para muitíssimo mais rápido. Ou seja, esse problema foi drasticamente reduzido. Pretendo pensar mais um pouco até chegar ao mínimo possível.

2) O suporte da buscadora é preso por dois parafusos que devem ser apertados com a mão, pois um alicate pode quebrá-lo, já que é feito de plástico não muito "bento". Apertando com a mão, é bem difícil que esse suporte pare quieto, então a cada observada pensava que a buscadora estava desalinhada. Percebi que, por baixo desse suporte existem dois encaixes para os parafusos que ficam fixos no tubo e que, tais encaixes são BEM maiores que os parafusos, por isso não era a buscadora que desalinhava, e sim seu suporte. Solução muito simples: Marquei com LÁPIS a posição ideal do suporte e o retirei. Colei por baixo dele uma fita dupla face, coloquei-o no lugar, apertei as porquinhas e pronto ! A buscadora permaneceu alinhada !

Possuo o telescópio a exatos 17 dias apenas, e o utilizei mesmo a apenas 5, já que o tempo não ajudou. No geral estou satisfeito, com o que consigo observar, e com o telescópio em geral, pois já sabia de suas limitações e o comprei exatamente para poder "fuçar" sem dor na consciência.
Espero que minhas experiências sejam úteis.

Abraços

Marcelo Tomanik
Araxá/MG

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 284
 Registro: 28/01/2013

Re: Pequenos melhoramentos no Toya SkyView 114mm THB9-114AZ2

Mensagempor Victor23 » Qua, 13/02/2013, 19:32h

Tenho o mesmo telescópio, você tirou todas as palavras da minha boca. :D

Telescópio refletor Dobsoniano 254mm (10'')
Ocular Super Plössl 25mm (1,25")
Ocular Super Plössl 10mm (1,25")
Ocular Vixen NPL 6mm (1,25")
Ocular SuperView 30mm (2")
Barlow ED 2x (2")

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Tomanik » Qua, 13/02/2013, 19:49h

Victor23 escreveu:
Tenho o mesmo telescópio, você tirou todas as palavras da minha boca. :D

Você fez alguma mudança, ou adaptação no seu ?

Se fez, compartilhe conosco, por favor !

Acredito ser muito válido, e estimulante, conseguirmos obter resultados acima das limitações de nosso equipamento.

Marcelo Tomanik
Araxá/MG

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Victor23 » Qua, 13/02/2013, 20:30h

Tomanik, em relação a buscadora, eu acho que ela é bem ruim mesmo. Eu a uso apenas para ter uma referência na hora de buscar as estrelas.
Em relação ao tripé, foi boa sua dica. O grande problema dela é a flexão que ela sofre, eu acho, toda vez que relamos no tele. Por ser de alimínio e ser muito leve, essa capacidade de sofrer flexão é aumentada. Uma dica que eu acho que ajuda, é não deixar o tele, durante a observação, em um chão duro. Por possuir um pé mais fino, ele se da melhor em terrenos de terra/grama, ficando mais fixo nesse tipo de terreno.
Tudo isso é opinião minha, de um amador.

Ps) em relação a ótica/lentes e a capacidade do tele, tem um tópico que eu mesmo criei, logo abaixo deste que pode ajudar o amigo. Assim como me ajudou.

Barlow ED 2x (2")

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Victor23 » Qua, 13/02/2013, 21:23h

viewtopic.php?f=34&t=17729

Barlow ED 2x (2")

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 227
 Registro: 26/08/2012

Mensagempor Antoniomlx » Qui, 14/02/2013, 20:41h

Bom, tenho um refrator de 60mm, que nao eh muito diferente do de voces, a montagem eh quase a mesma, a buscadora eh a mesma...bom, as dicas foram muito uteis, obrigado :D

Antônio Miller
Ensinando Astronomia

Refrator Greika 60mm f/15

''Alguns se sentem pequenos ao olhar as estrelas. Eu me sinto grande porque sei que meus átomos vieram delas''

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Tomanik » Qui, 14/02/2013, 20:46h

A intenção é exatamente esta Antônio...

Me diga uma coisa. Tô vendo na sua assinatura a expressão "slow motion" junto à sua montagem. Do que se trata isso ?

Marcelo Tomanik
Araxá/MG

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4
 Registro: 26/02/2013

Mensagempor Sanderson » Ter, 26/02/2013, 22:19h

Tenho o mesmo telescópio do Tomanik e tudo que ele disse é verdade! As únicas imagens que tive que me agradaram foram da Lua mas acredito que esta qualquer Tele tenha uma imagem satisfatória. Do mais, vou tentar seguir as dicas do Tomanik e ver no vai dar, porém tenho uma pergunta...a sua imagem de Júpiter foi nítida? Pois até hoje não consegui localizá-lo e muito mesmo visualizá-lo, tudo bem que sou um iniciante, mas nem com cartas celestes consegui. Alguma dica?

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Victor23 » Qua, 27/02/2013, 16:03h

Olá amigo, a pergunta não foi feita para mim, mas vou responder pois tenho o mesmo tele.
No carnaval estava numa chácara, ou seja, pouca PL e localizei Júpiter. Pra mim, que nuna tinha visto, foi muito legal. O que eu vi foi: uma "bolinha" azul clara e eu consegui ver as duas faixas equatoriais. Minha namorada também conseguiu ver as faixas, já meu pai não. Isso quer dizer que estava pouco nitido as faixas. Consegui ver 3 luas se eu não me engano. Isso com uma lente de 10mm que veio junto com o tele, a lente não deve ser das melhores. Conprei uma lente de 6mm no Armazem. Estou muito curioso para saber os resultados com ela.

Barlow ED 2x (2")

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 52
 Registro: 03/03/2012

Mensagempor Victor.Goiano » Qua, 27/02/2013, 17:31h

Opa tudo bem,pessoal!

É infelizmente nosso telescopio é o temido toya 114mm :lol: .Mas nada esta perdido pois ele é temido somente para alguns,pois ate hoje não tenho muito do que reclamar.No incio como qualquer inciante estava perdidinho rsrsrs :lol: achava que ele estava descolimado,com espelho ruim e outras coisas mais.Certo que ele esta sim um pouquinho desalinhado mas nada que seja aquele terror :P .

Buscadora:

Estou fascinado com a criatividade de voces para alinhar a temida buscadora rsrsrs.
Eu tambem troquei ela.Primeiro fiz algumas gambiarras coloquei uma diagonal de 90° e tambem coloquei uma ocular plossl 25mm o que melhorou a resolução para poder achar alguma nebulosa, pois a aberração cromatica na buscadora é terrivel(era tudo colorido e nem estrelas de mag 4 dava pra ver),com a diagonal e a ocular enxergava ate mag 7 8) .Quanto ao alinhamento era bem sofrivel mais a buscadora ficou tão legal que era so acertar o astro no meio dela e no telescopio que ja ficava feliz.
Mas mesmo assim eu não estava sastifeito,fiz outra,agora bem maneira.Usei uma objetiva do meu antigo binoculo up closed de 50mm cortei o tubo da buscadora no tamanho certo e fiz uma luneta de 50mm de baixa distancia focal (120mm).Que por sinal ficou otima para achar Deep Sky.Como usei o tubo da antiga ainda da para acertar com os parafusos.Tambem fiz um furo logo acima da base da luneta para passar uma abraçadeira plastica para segurar melhor a buscadora no tubo pois a lunetinha fico pesadinha em relação a buscadora antiga.

Quanto a visualização:

É boa para planetas(menos marte ainda não sei porque) dentro da limitação de aumento 225x e regular para Deep sky,dou nota regular porque não consigui visualizar nenhum deep sky de mag acima de 8 confortavelmente,mas com certeza isto deve ocorrer por causa da PL do local onde moro.

E agora vai uma dica:

se puderem comprem esta web cam marca (fortrek) para filmar ou visualizar planetas ou estrelas duplas na tela do computador.Esta foi a unica que achei com controle de exposição.

Oculares:

A W.A da skywatcher do armazem do telescopio me forneceu uma otima visualização de júpiter e saturno e um otimo contraste nas nebulosas de orion,lagoa e Carina.la tem oculares melhores que estas,as destaco,pois estão me servindo bem nas observações.Proporcionam um otimo conforto.

Se eu lembrar de mais alguma coisa que possa ajuda-los eu postarei.

Ceus limpos e abraços.

Refl. SkyWatcher 130mm f/d 5
Refr. Celestron 70mm f/d 5,7
Plossl 40mm,25mm,10mm
Ocular Skywatcher W.A 6mm e 20mm
Redutor GSO 0.5x/Barlow GSO 2x
Samsung SCB 2000/Canon SX 120 is

http://www.facebook.com/victor.goiano

Sub Curioso
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Tomanik » Qua, 27/02/2013, 18:20h

Sanderson escreveu:
Tenho o mesmo telescópio do Tomanik e tudo que ele disse é verdade! As únicas imagens que tive que me agradaram foram da Lua mas acredito que esta qualquer Tele tenha uma imagem satisfatória. Do mais, vou tentar seguir as dicas do Tomanik e ver no vai dar, porém tenho uma pergunta...a sua imagem de Júpiter foi nítida? Pois até hoje não consegui localizá-lo e muito mesmo visualizá-lo, tudo bem que sou um iniciante, mas nem com cartas celestes consegui. Alguma dica?

Sanderson, foi bem nítida sim. Consegui ver as duas faixas maiores com a ocular de 10mm.

Abraço

Marcelo Tomanik
Araxá/MG

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 5650
 Registro: 05/04/2004

Mensagempor Edu » Qua, 27/02/2013, 18:45h

Sanderson escreveu:
a sua imagem de Júpiter foi nítida? Pois até hoje não consegui localizá-lo e muito mesmo visualizá-lo, tudo bem que sou um iniciante, mas nem com cartas celestes consegui. Alguma dica?

Olá

Na seção "Astronomia Geral" tem tópicos onde você encontra informações sobre ótimos softwares de astronomia para te auxiliar a localizar os objetos celestes, por exemplo, Cartes du Ciel e Stellarium.

Abraço
Edu

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos,
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

19° 54' S 43° 54' O

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 50 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Exabot [Bot] e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado