Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 173 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 1674
 Registro: 05/09/2008

Mensagempor parsec » Sex, 21/11/2008, 01:32h

Olá;

Cipó escreveu:
Olá Parsec. Compreendi que os filtros UHC e O-III , são complementares e portanto justifica plenamente a posse dos dois, pretendo comprar um O-III para fazer par com o meu Ultrablock. Obrigado.

...o tempo no RJ anda meio longe de permitir observações. Hoje uma brecha ocorreu e o céu limpou por algumas horas, voltando a apresentar nuvens por volta das 22:30 h (TL).

Bom nesse intervalo foi possível realizar alguns testes utilizando a nebulosa de Orion (M42) como objeto de observação.

Os testes foram realizados num Omni XLT 120 mm refrator, com DF de 1000 mm, motorizado em ambos os eixos (RA e Dec) e alinhado por meio de uma bússola digital com correção de declinação magnética.

Foram utilizadas uma ocular Kokusai ortoscópica de 9 mm, uma Plossl Celestron de 40 mm, uma Plossl GSO de 32 mm, uma Plossl GSO de 15 mm e uma Celestron Ultima Series de 12.5 mm; fornecendo ampliações de 111, 25, 31, 66 e 80 vezes, respectivamente.

O objetivo era avaliar o desempenho de dois filtros: um UHC e outro OIII recebidos ontem. Os filtros foram obtidos de:

http://www.optcorp.com/ProductList.aspx ... 56-823-926

Modelos: 1.25" Oxygen i Nebula Filter [OS-FOIII] e 1.25" UHC Nebula Filter [OS-FUHC] ao custo de 49.95 dólares cada.

Os filtros chegaram embalados em uma caixa razoavelmente grande para o transporte dos mesmos. Estes são acondicionados em um caixa de plástico rígido com espuma e embalados em uma caixa de 5 cm x 5 cm x 1,5 cm; tudo isso colocado dentro de uma caixa para transporte com espuma de cerca de 20 x 20 cm. O tempo decorrido entre a compra e a chegada dos filtros foi de aproximadamente 15 dias pelo UPS Express International.

A imagem observada sem os filtros apresentaram-se bastante nítidas em todas as oculares. As oculares Plossl 15, 12,5 e a ortoscópica de 9 mm resolveram o trapézio no interior da nebulosa com extrema facilidade.

A ocular ortoscópica apresenta uma imagem que me parece bem melhor que as Plossl, mas nada que permita excluir as Plossl desse tipo de observação. A comparação talvez não proceda e faria mais sentido se fosse realizada entre Plossls de diferentes fabricantes.

Com o uso dos filtros, o trapézio que antes era facilmente observado nas oculares acima mencionadas, fica reduzido apenas a estrela C (mag. 5.1) sendo extremamente difícil poder observar as outras estrelas (AB e D) pois desapareceram imersas na nebulosa. Esse referencial do trapézio pode ser encontrado em:

http://www.astropix.com/HTML/B_WINTER/TRAPEZ.HTM

Todos os dois filtros aumentaram em muito a observação da nebulosa, e me pareceu que esse efeito foi mais pronunciado com o OIII.

As outras oculares utilizadas com os filtros apresentaram melhor contraste e facilidade de observação da nebulosa, uma vez que, com o campo maior, maior é a luminosidade e a PL observada fazendo o filtro mostrar seu desempenho.

A nebulosa observada na ortoscópica Kokusai com o uso do filtro, ocupou aproximadamente 40 a 50% do campo da ocular e apenas a estrela C do trapézio era vísivel.

O ensaio com os filtros na observação de lampâdas fluorescentes, mencionado em uma mensagem anterior neste tópico, não se aplica a estes filtros. Todos os dois filtros apresentam uma coloração esverdeada das lâmpadas.

As estrelas mais brilhantes também apresentam essa coloração impressa pelo uso do filtro.

A área em que a observação foi realizada apresenta uma poluição luminosa de moderada a intensa, oriunda de lâmpadas de vapor de sódio. Não possuo o valor espectral exato da emissão destas lâmpadas neste sítio, mas em outra oportunidade colocarei esse valor, se conseguir o espectroscópio para essa determinação.

No geral os filtros desempenharam muito bem, aumentaram tanto o contraste como facilitaram a observação da nebulosa o que pode justificar esse investimento a um custo mais baixo que um filtro de "pedigree". Como o preço é abaixo dos 50 doláres tributáveis, ele está isento de impostos (desde que se compre um por vez).

Quando for possível, tentarei obter um filtro Lumicon para comparação. Até lá, céu escuros para todos....

Vida Longa e Próspera
Ilidio

Meade LX50, 254 mm F/10 SC - Vixen VC200 L
Newt.: Meade 200 mm F/6 - SW 200 mm F/5
Refrator Omni XLT, 120 mm F/8.3
http://www.parsec.net.br

Amador
Amador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 137
 Registro: 06/11/2008

Mensagempor Cipó » Sex, 21/11/2008, 18:56h

Olá Parsec. Sua resposta foi um verdadeiro artigo de teste dos filtros de banda estreita, aliado às explicações anteriores, êle nos abre uma dimensão nova na percepção visual prática, sendo de grande valia para nos orientarmos na aquisição de futuros filtros. Céus escuros para todos nós.

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 339
 Registro: 16/08/2008

Mensagempor Rodrigo Perigoso » Seg, 16/03/2009, 15:27h

Gostaria de saber o seguinte: para um refletor 180mm (na observação de SKO) em um céu escuro, sem nenhuma PL, um filtro seria irrelevante? Ou vai melhorar significativamente a imagem?

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2614
 Registro: 21/12/2005

Mensagempor Vitor AD » Seg, 16/03/2009, 17:09h

Rodrigo Perigoso escreveu:
Gostaria de saber o seguinte: para um refletor 180mm (na observação de SKO) em um céu escuro, sem nenhuma PL, um filtro seria irrelevante? Ou vai melhorar significativamente a imagem?

Não. Mesmo em um céu escuro os filtros melhoram o contraste dos detalhes observados.

Agora o quanto irá melhorar é subjetivo e varia de observador a observador e da abertura em questão, mas de uma maneira geral há um incremento nos detalhes mesmo a um custo da luminosidade na imagem.

Abraços.

"Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo!

Vitor AD
Newtonianos 200 F/3.5, 100 F/4
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI
LowRes Espectrografo (100, 300, 600 l/mm)

Aspirante
Aspirante
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 73
 Registro: 21/04/2008

Mensagempor boemundo » Seg, 16/03/2009, 17:37h

Rodrigo Perigoso escreveu:

Olá Rodrigo e demais,

Encontrei uma ajuda muito grande nesta questão na própria página da Astronomik. Para cada um de seus filtros ela coloca a respectiva adequação do filtro. Por exemplo, para o UHC usado em céus escuros a informação é esta:

"Suitability
* Visual observation (dark skies): Verry good, for telescopes of all apertures and high exit pupil"

Veja mais informações no site da Astronomik

abs.

b.

Celestron OMNI 120mm
Meade ETX70
Panasonic FZ-18
http://boemundo.multiply.com/

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 390
 Registro: 04/01/2009

Mensagempor RSOARESO » Ter, 17/03/2009, 22:18h

pessoal meu tele e refrator de 90mm da sky-watcher alta-azimutal e com as oculares super eu disse super essas não são super ploss de 25 e 10mm que vem no tele,não consigo ver detalhes de cores na m42 só uma mancha clara com aumentos em torno de 90x, estou comprando uma super ploss mesmo de 6.3mm que vai me dar 142x só que eu acho que não vai melhorar muito pois a pl aqui no rio é muita será que a ajuda de filtros para esse fim vai melhorar minha observação não só de nebulosas mais também de planetas.
aguardo e obrigado a todos :D

Refrator 90mm f/10
sky-watcher 150mm fD8 dobsoniano
Webcam SPC 880NC com firmware da 900NC.

observar não é tão fácil quanto olhar
( Ricardo Soares )
http://rsoareso.multiply.com/

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Mensagempor Vitor AD » Ter, 17/03/2009, 23:50h

RSOARESO escreveu:
pessoal meu tele e refrator de 90mm da sky-watcher alta-azimutal e com as oculares super eu disse super essas não são super ploss de 25 e 10mm que vem no tele,não consigo ver detalhes de cores na m42 só uma mancha clara com aumentos em torno de 90x, estou comprando uma super ploss mesmo de 6.3mm que vai me dar 142x só que eu acho que não vai melhorar muito pois a pl aqui no rio é muita será que a ajuda de filtros para esse fim vai melhorar minha observação não só de nebulosas mais também de planetas.
aguardo e obrigado a todos :D

Ola

Com Rio ou sem rio as obsevações de planetas não são melhoradas pelo uso de filtros. Quero dizer, se observamos com um filtro azul com um 200 mm no Rj a Marte em oposição é de se esperar que observemos nuances das nuvéns mas não é bem assim pois se fosse em um ambiente sem PL o contraste claroxclaro seria mais visível. Podemos ver ou não. E não serão os filtros que determinam em um ambiente com PL e sim a abertura pois há em planetas muito contraste claroxclaro e aí quanto mais luz mais fácil a diferenciação..

Já algumas nebulosas a coisa é diferente pois há algum contraste claroxescuro para buscar.

Bom, nunca comparei com 90mm mas já comparei com 80mm. Os filtros comem muita luz. Assim, em minha opinião, na maioria das observações só serão utéis a partir de 150mm e em al;guns casos 200mm.

Abracos.

Vitor AD
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2679
 Registro: 09/05/2004

Mensagempor jaderroo » Ter, 17/03/2009, 23:54h

[align=justify]RSOARESO, o seu tele tem uma abertura pequena para observar nebulosas. Um filtro nebular escurece a imagem, por isso não creio que seja indicado o uso de um filtro desse com o seu tele. Resumindo: faço coro com o VitorAD.
O uso de um filtro nebular deve ser feito em uma faixa entre 4x e 14x a abertura do tele medido em polegadas.
Exemplo: tele de 6 pol, deve utilizar o filtro entre 24x e 84x.[/align]

Jader
Itaipuaçu (Maricá) - RJ
Jader Silva Fotografia
500px: Jader Silva
Google+: +Jader Silva

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 390
 Registro: 04/01/2009

Mensagempor RSOARESO » Qua, 18/03/2009, 02:17h

entendi valeu pessoal pela dica :cry:

Refrator 90mm f/10
sky-watcher 150mm fD8 dobsoniano
Webcam SPC 880NC com firmware da 900NC.

observar não é tão fácil quanto olhar
( Ricardo Soares )
http://rsoareso.multiply.com/

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2679
 Registro: 09/05/2004

Re: Filtros nebulares

Mensagempor jaderroo » Qua, 03/06/2009, 11:53h

Pessoal, tudo bem?

Olhando o site da Astroshop, eles colocaram na decrição de um filtro O-III o seguinte:
"With a large scope, you can even view the famous 'Pillars of Creation' in M16 (Eagle)."
Esta informação está totalmente correta? Alguém já viu? É possível ver os Pilares da Criação, em M16, a partir de qual abertura?
Sinceramente, só achava que seria possível por meio fotográfico.

Jader
Itaipuaçu (Maricá) - RJ
Jader Silva Fotografia
500px: Jader Silva
Google+: +Jader Silva

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino

Re: Filtros nebulares

Mensagempor Vitor AD » Qua, 03/06/2009, 12:38h

jaderroo escreveu:
Pessoal, tudo bem?

Olhando o site da Astroshop, eles colocaram na decrição de um filtro O-i o seguinte:
"With a large scope, you can even view the famous 'Pillars of Creation' in M16 (Eagle)."
Esta informação está totalmente correta? Alguém já viu? É possível ver os Pilares da Criação, em M16, a partir de qual abertura?
Sinceramente, só achava que seria possível por meio fotográfico.

As large as Hubble? Duvido muito que vejamos os Pilares da Criação que obtiveram este crédito a partir da famosa foto do Hubble com nossos olhos em terra. O que podemos ver a olho é algo da sua silhueta e a regiao onde se encontra e isto em céus rurais e com aberturas acima de 200mm, melhor, 10 pol e com aumentos um pouco acima de 100x.

Em meu ceu suburbano apos as 0h00 (MLv ~ 5,0) com meu 270 mm com 56x e 140x e um filtro UHC é possível identificar mas não igual a uma misera foto de um 80mm.

Abraços.

Vitor AD
80 F/5 Solar HAlpha
EQ6 Atlas
QHY6, SSDSI-2, LPI

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 201
 Registro: 09/03/2006

Filtro para Nebulosas - Qual dos dois?

Mensagempor Savino » Ter, 16/06/2009, 15:28h

To pensando em comprar um filtro para melhorar minhas observações aqui em casa, ou seja, tirar um pouco do brilho do céu, aumentar contraste, essas coisas... e me deparei com 2 opções na astroshop:

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=AD171

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=AD172

Existe muita diferença de um para o outro que justifique a diferença de preço? Tô olhando os filtros certos? A PL aqui de casa, de madrugada (só observo depois das 4 da manhã) é bem moderada... serão os filtros realmente úteis?

Agradeço a todos desde já!

"Existem muitos mundos ou haverá um só? Esta é uma das perguntas mais nobres e elevadas no estudo da Natureza."
Albert Magnus - Sec. XIII

http://rsavino.multiply.com/
Orion Skywatcher 8" - Dob.
Astroview 15x70

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 173 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado