bricioborges escreveu:
Olá a todos, eu comprei algumas peças da Surplushed para construir um refrator, são 01 objetiva de 80mm com 400mm distância focal, mais 01 focalizador e uma diagonal. elas já chegaram e quero iniciar a construção, mas bateu uma duvida, qual o comprimento do tubo que devo cortar para montar a objetiva? a distância focal é 400mm, a medida é maior? menor ou igual?, outra duvida é a posição do focalizador ele deverá estar totalmente fechado, aberto ou no meio?
Olá,
O Zeca (moderador deste fórum) informou neste mesmo tópico que, segundo ele, a qualidade da diagonal da Surplushed é duvidosa, portanto, é aconselhável verificar a mesma. Sobre o tubo, há várias dicas neste tópico também, mas é uma tarefa simples, o Milito já explanou bem. É aconselhável que tenha oculares de distâncias focais bem diferentes (30mm e 7mm, por exemplo) para que você possa fazer os testes, assim não terá problemas com as demais oculares, não basta pegar um modelo pré-definido de comprimento do tubo, pois pode ocorrer variações em cada caso, dependendo dos equipamentos que você possui. Porém, fico especulando se há uma fórmula matemática para realizar esta tarefa, pois, assim, seria mais prático do que ficar testando. Pesquisei bastante sobre o assunto e a única forma que vi foi através da tentativa e erro (testando), inclusive agradeço muito ao Milito pela paciência. Penso, futuramente, adquirir alguns livros estrangeiros sobre construção de refratores buscando uma alternativa para este processo.
Aproveitando a oportunidade, quero perguntar aos colegas que construíram tais refratores o quanto gastaram em seus projetos (exceto a montagem)?
Abraços!