Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 9 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Sub Curioso
Default Avatar.

Feminino
 Msgs: 4
 Registro: 20/08/2005

Por que a Terra gira e nao percebemos?

Mensagempor Luciene » Dom, 21/08/2005, 14:58h

Olá,

Peco desculpas a todos pelas minhas perguntas elementares. Mas nunca tive a oportunidade de tirar estas dúvidas, pois sempre estudei em escola pública e gracas a WEB e a boa vontade dos nobres amigos, que humildemente divide o grandioso conhecimento com àqueles que pouco sabem.

CULTURA É TUDO!!

Minhas dúvidas seriam estas:

1 - Por que a Terra gira com tanta velocidade e nao percebemos? Há um exemplo prático que prove essa movimentacao da Terra, fora a mudanca das estrelas e da lua, à noite? Outro exemplo prático?

2 - Se pergamos um foguete em direcao ao céu, iremos encontrar o Cosmo. E se fizermos o contrário (apenas para efeito de argumentacao): se pegarmos um foguete para debaixo da Terra, iriámos sair aonde? No Japao (por que?) ou no "sul"/embaixo do Cosmo?

3 - Por que a Terra tem formato de uma RODA e todos os outros Planetas, Lua? Ou é tudo ilisório, todos sao planos. A impressao de roda é apenas a atmosfera?

4 - O que segura o planata Terra no Cosmo? Por que o nosso planeta nao despenca lá de cima e vai se movimentando no Cosmo, perdido na imensidao? Por que fica estático no mesmo lugar, só girando?

5 - O que faz um FOGUETE pará/estacionar no Cosmo e observar o nosso planeta? Desliga os motores e ficara parado lá em cima? Que combustível usa? Seria possível passear pelo Cosmo por horas, ou correia o risco de se perder lá em cima

6 - Se soltássermos um objeto no Cosmo, o que aconteceria com ele? Ficaria parado ou sai se movimentado/sugado pelo universo? Se um astronalta se soltasse da nave, ficaria perdido no espaco, vagando?

7 - É verdade que no cosmo nao existe TEMPO, ou seja, nada lá envelhece/muda de forma?

8 - É verdade que a NASA lancou um foguete há mais de 10 anos que está vagando pelo Cosmo a procura de seres novos? Caso sim, o que faz mover este foguete? Como à Terra pode controlar ou capitar informacoes enviadas por ele e lá em cima nao tem movimento algum?

Meu Deus, quanto perfunta ingenua.
Me perdoem, mas nunca tive a oportunidade de aprendir isso.

Um abraco a todos.

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4681
 Registro: 13/10/2003

Re: Por que a Terra gira e nao percebemos?

Mensagempor Zeca » Dom, 21/08/2005, 15:58h

Luciene escreveu:
Olá,

Peco desculpas a todos pelas minhas perguntas elementares. Mas nunca tive a oportunidade de tirar estas dúvidas, pois sempre estudei em escola pública e gracas a WEB e a boa vontade dos nobres amigos, que humildemente divide o grandioso conhecimento com àqueles que pouco sabem.

CULTURA É TUDO!!

Minhas dúvidas seriam estas:

1 - Por que a Terra gira com tanta velocidade e nao percebemos? Há um exemplo prático que prove essa movimentacao da Terra, fora a mudanca das estrelas e da lua, à noite? Outro exemplo prático?

Não percebemos porque tudo que está na superfície da Terra, inclusive a atmosfera, está se movendo junto, na mesma velocidade. É como se estivessemos dentro de um navio ou trem que se locomovesse sem provocar nenhum balanço ou trepidação, podemos tomar nossas bebidas sem derramá-las e manter o nosso cabelo bem penteado, hehehe. Como você já percebeu, o movimento dos astros indicam que alguma coisa está se movendo, ou nós ou eles. Não são eles porque se assim fosse teríamos que admitir a Terra parada e todo o univeros girando em conjunto, inclusive as galáxias a bilhões de anos-luz daqui numa velocidade absurda.
Um efeito interessante que esta rotação da Terra provoca é o chamado efeito Coriollis. É esse efeito que faz com que as grandes massas de ar girem para um lado no hemisfério norte (no sentido anti-horário) e para o outro lado no hemisfério sul (sentido horário). São os anti-ciclones (no norte) e ciclones (no sul).
http://www.popa.com.br/imagens/03-04/catarina.htm
http://www.inmet.gov.br/informacoes/glo ... rio.html#C
Citação:
2 - Se pegarmos um foguete em direcao ao céu, iremos encontrar o Cosmo. E se fizermos o contrário (apenas para efeito de argumentacao): se pegarmos um foguete para debaixo da Terra, iriámos sair aonde? No Japao (por que?) ou no "sul"/embaixo do Cosmo?

Neste caso o foguete se chamaria tatuzão, hehehe. A Terra é uma esfera, se cavarmos um poço vertical vamos sair exatamente do outro lado do planeta (supondo um equipamento a prova de fogo pois no centro da Terra existe ferro e níquel fundido em altíssimas temperaturas). Dependendo do local em que começarmos a cavar, aqui no Brasil, podemos sair no Japão, China, Filipinas ou no Oceano Pacífico.
Citação:
3 - Por que a Terra tem formato de uma RODA e todos os outros Planetas, Lua? Ou é tudo ilisório, todos sao planos. A impressao de roda é apenas a atmosfera?

Roda? Não, a Terra e os outros astros são esferas aproximadas (com alguma rugosidade ou ovalização muito pequena).
Citação:
4 - O que segura o planata Terra no Cosmo? Por que o nosso planeta nao despenca lá de cima e vai se movimentando no Cosmo, perdido na imensidao? Por que fica estático no mesmo lugar, só girando?

O que faz um corpo, seja planeta, pessoa ou maçã, despencar é a força da gravidade. Qualquer corpo exerce sobre os outros corpos ao redor uma força de atração gravitacional proporcional a sua massa (que disse isso foi Isaac Newton). Eu exerço uma força gravitacional ínfima, uma montanha tem força muito pequena, mas um planeta inteiro tem bastante força. Aqui na Terra é a força da gravidade do planeta inteiro que nos puxa para baixo. No espaço não existe lado de baixo, não existe outro corpo muito maior para o qual despencaríamos. Existe o Sol, que é um astro muito grande (seu diâmetro é mais de cem vezes o diâmetro da Terra) e sua gravidade é bastante forte para nos manter numa órbita ao seu redor (é a translação, rotação ao redor do Sol que dura um ano).
Citação:
5 - O que faz um FOGUETE pará/estacionar no Cosmo e observar o nosso planeta? Desliga os motores e ficara parado lá em cima? Que combustível usa? Seria possível passear pelo Cosmo por horas, ou correia o risco de se perder lá em cima

Os satélites que observam a Terra estão em órbita ao redor da Terra. Eles tem que ficar girando para não cair. É justamente o equilíbrio entre esta força gravitacional e a tendência do satélite em sair reto pela tangente que faz com que ele fique na sua órbita, mantendo uma distância da Terra.
Citação:
6 - Se soltássermos um objeto no Cosmo, o que aconteceria com ele? Ficaria parado ou sai se movimentado/sugado pelo universo? Se um astronalta se soltasse da nave, ficaria perdido no espaco, vagando?

Depende de onde o soltarmos. Se estivermos bem afastado de tudo, lá fora do sistema solar entre as estrelas, ficaríamos praticamente parados até que alguns milhares, talvez milhões de anos depois, uma pequena força gravitacional residual nos puxasse para um lado e aí começaríamos a "cair" na direção deste astro (provavelmente uma estrela, que são muito grandes). Um astronauta quando sai da sua nave não cai porque e está se movendo na mesma velocidade que ela. Ele fica em órbita junto com a nave. Se ele der um impulso se apoiando na nave ele começará a se afastar para uma órbita levemente diferente da sua nave. Isso acontece porque lá nesta região onde ele está em órbita não existe atmosfera, se existisse um pouco de atmosfera o atrito com ela faria o astronauta (e a sua nave) começarem a cair pois estariam perdendo velocidade (a velocidade que os mantém em órbita).
Citação:
7 - É verdade que no cosmo nao existe TEMPO, ou seja, nada lá envelhece/muda de forma?

Sim, existe o tempo e ele passa igualmente. Deves estar pensando na teoria da relatividade que diz que quanto mais rápido nos deslocarmos mais devagar o tempo passa. Mas teríamos que andar realmente rápido, milhares de km por segundo para ter efeito.
Citação:
8 - É verdade que a NASA lancou um foguete há mais de 10 anos que está vagando pelo Cosmo a procura de seres novos? Caso sim, o que faz mover este foguete? Como à Terra pode controlar ou capitar informacoes enviadas por ele e lá em cima nao tem movimento algum?

A busca por vida extraterrestre acontece em duas frentes. Uma são as pesquisas efetuadas em outros planetas aqui do sistema solar como é o caso de Marte, o mais propício a ter tido vida no passado (ainda não se descobiu nada), ou em luas de Júpiter. Outra frente é a busca por sinais de rádio gerados por outra civilização inteligente. Estes sinais podem atravessar as grandes distâncias entre as estrelas em poucas dezenas de anos (depende da distância da própria estrela). Nesta pesquisa se usam grandes antenas. Também não se descobriu nada até agora. Umas sondas que foram enviadas para fora do sistema solar e partiram daqui na década de 70, as Voyagers e Pioneers estão até hoje vagando cada vez mais longe. Ela avançam apenas pela inércia, o impulso que receberam dos foguetes no momento da partida (lembre-se que no espaço existe o vácuo, não existe atrito que possa frear as naves). As Voyagers levam uma placa de metal que tem algumas informações sobre a nossa civilização. Se por acaso (muito por acaso mesmo) algum ser inteligente encontrar estas sondas num futuro muito remoto eles saberão que existe (ou existiu) vida inteligente num planeta na direção de onde veio a sonda, mas nós não saberemos que eles existem e talvez nem existamos mais aqui na Terra.
Citação:
Meu Deus, quanto pergunta ingenua.
Me perdoem, mas nunca tive a oportunidade de aprendir isso.

Um abraco a todos.

Abraço,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Sub Curioso
Default Avatar.

Feminino
 Msgs: 4
 Registro: 20/08/2005

Mensagempor Luciene » Dom, 21/08/2005, 16:32h

Prezado Zeca,

Uma vez mais, muita grata por essa verdadeira aula!!
Voce é muito inteligente, além de ter um excelente senso de humor. Sempre pensei que cientistas fossem todos sisudos e mau humorados.
Quando vc batizou o foguete de TATUZAO, todos aqui em casa cairam na gargalhada. Se eu pegar este apelidio por sua causa rsrsrsrsrs
Muita grata por tudo!! Vc é 1000!!

Um forte abraco.

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Feminino
 Msgs: 283
 Registro: 10/04/2005

Mensagempor Bellatrix » Dom, 21/08/2005, 18:59h

Zeca, uma vez o Natu me disse que era pra perguntar pq vc nunca quis ser astrônomo profissional e agora te pergunto, pq não ?

"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade."
Albert Einstein

Expert
Expert
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 4681
 Registro: 13/10/2003

Mensagempor Zeca » Dom, 21/08/2005, 19:27h

Bellatrix escreveu:
Zeca, uma vez o Natu me disse que era pra perguntar pq vc nunca quis ser astrônomo profissional e agora te pergunto, pq não ?

Hehehe, não sei, talvez ser profissional seja muito chato. :wink:
Além disso eu estou satisfeito com o que posso fazer e aprender amadoristicamente. Eu posso estudar e saber quase o mesmo que um profissional, só depende do meu empenho, graças, em grande parte, à internet. Esta é a grande virtude da astronomia, ela está praticamente ao alcance de todos, basta se interessar, procurar, estudar e praticar.
Uma vez eu li que a diferença entre o astrônomo profissional e o amador era que enquanto o profissional passa a vida entre quatro paredes observando os astros pelos monitores de um grande telescópio, o amador está lá fora, no campo, em contato com a natureza, vendo tudo ao vivo. :D
Certa vez eu tive a oportinidade de mostrar o céu daqui do hemisfério sul para dois astrônomos profissionais da Europa. Um trabalhava no Observatório Europeu e outro num grande radiotelescópio na Bélgica. Eles estavam num encontro que houve em Gramado - RS e após uma palestra todos saímos para observar o céu. Eles tinha um pequeno binóculo (ridiculamente pequeno) e tentavem observar a Grande Nuvem de Magalhães. Eu emprestei o meu bino (maior) e apontei onde estava a galáxia. Eles quase cairam para trás, não imaginavam que fosse tão grande (observar num monitor tira a noção de tamanho). Depois mostrei Omega Centauro no meu telescópio dobsoniano (sem motorização) e eles ficaram maravilhados ao perceberem que o céu se movia ao observar na ocular, eu já ia me desculpando por não ter uma montagem equatorial motorizada mas ele acharam aquilo mais fantástico que um telescópio sofisticado com motor. Eles não tinham noção de qual era a amplitude, a velocidade do movimento da Terra ao observar num telescópio fixo. hehehe.
Mas é claro que existem exceções, conheço astrônomos profissionais que também interagem com amadores e seguem a mesma filosofia amadorística.

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Membro Regular
Membro Regular
Default Avatar.

Feminino
 Msgs: 283
 Registro: 10/04/2005

Mensagempor Bellatrix » Dom, 21/08/2005, 21:41h

Vou fazer eng.elétrica ou mecatrônica e fazer pós graduação (especialização) em astronomia, talvez eu não faça mestrado e nada disso. Quero ser profissional e ter meu próprio observatório, interagir mais com as pessoas ensinando astronomia do jeito q vc falou. E lógico, ter aquela loja de telescópios q não irá passar ninguém pra trás, pq sei muito bem o q é comprar um telescópio e não ver nada. :D

"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade."
Albert Einstein

Sub Curioso
Default Avatar.

Feminino
 Msgs: 6
 Registro: 02/04/2005

ParabÉns

Mensagempor cassiopéia » Qua, 31/08/2005, 21:55h

:lol: Parabéns à Luciene por perguntar e parabéns ao Zeca por responder! :D
É muito legal saber que, nós leigos, somos tão bem recebidos aqui.
Fiquei super feliz e tenham certeza de que aprendi tb!! :idea:

Moderador
Moderador
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 2679
 Registro: 09/05/2004

Mensagempor jaderroo » Qui, 01/09/2005, 00:48h

Oi pessoal, tudo bem?

Eu tive uma grande alegria quando, no ano passado, "notei" que a Terra girava de oeste para leste! Nós temos a falsa impressão que o Sol se move de leste para oeste, mas na realidade é a Terra que gira de oeste para leste. É incrível! Tenho curso superior completo, doutorado, mas só aos 35 anos fiz "esta descoberta".

Luciene, estamos sempre aprendendo um pouco aqui no fórum, não importa a escolaridade! Fico muito feliz ao ver uma pessoa como a amiga querendo "aprender mais". Sou grato aos amigos do fórum por terem me ajudado, ensinado e incentivado no aprendizado da astronomia.

Cassiopéia, minha família mora perto de você, em Itaipuaçu. Por falar nisso, foi na praia de Itaipuaçu que começou o meu fascínio pela astronomia, quando vi o cometa de Halley com um binóculo 10x50 de um amigo.

Eu considero a astronomia como uma ciência de constante aprendizado, descobertas e alegrias!
Um abraço e céu limpo para todos!

Jader
Itaipuaçu (Maricá) - RJ
Jader Silva Fotografia
500px: Jader Silva
Google+: +Jader Silva

Novato
Novato
Default Avatar.

Masculino
 Msgs: 37
 Registro: 03/09/2005

Mensagempor Alcor » Sáb, 03/09/2005, 21:29h

Podemos notar que a terra se locomove, observando durante dois dias a mesma estrela, por exemplo.

No segundo dia a estrela "nasceria" antes, aproximadamente 4 min.
Isto comprova o movimento da terra em torno do sol.

E para ver que ela rotaciona, é só observar o sol, por exemplo, constantemente mudando sua posição.

É como o zeca falou: "tudo" ao redor da terra se move junto.
Acho que é isto.

Falo

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 9 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado