Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 39 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5038
 Registro: 05/04/2004

Observação das Nuvens de Magalhães

Mensagempor Edu » Seg, 06/06/2005, 00:38h

As Nuvens de Magalhães são galáxias satélites da nossa Via Láctea que podem ser observadas facilmente à vista desarmada, em local longe da poluição luminosa. A Grande Nuvem de Magalhães está na constelação de Dorado e a Pequena Nuvem de Magalhães - NGC 292 - na constelação de Tucana (bem próximo à Pequena Nuvem está o aglomerado globular 47 Tucanae -NGC 104) (próximos ao polo sul celeste).

A Grande Nuvem http://www.cienciaonline.org/nasa/apod/ap040902.html - clicar no link em azul Nuvens de Magalhães p/ver as duas na mesma foto.

Link com fotos das Nuvens http://www.astrosurf.com/diniz/astrofot ... p_sky.html

Pessoal, abri este tópico para auxiliar na localização das Nuvens de Magalhães para quem ainda não observou estas galáxias e também para discutirmos sobre elas (para quem já observou também :) )

Um abraço.

Edu.

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos;
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

http://eeduu.multiply.com/
19° 54' S 43° 54' O

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 276
 Registro: 13/08/2005

Mensagempor Pisces » Qua, 12/10/2005, 07:58h

Pelo que vi elas tem um grande tamanho angular e devem ser facilmente percebidas se observadas em um local escuro e sem poluição luminosa. Só que na cidade acho muito difícil, pra não dizer impossível, devido a poluição luminosa. Aqui em Londrina, somente em alguns dias do ano, quando as condições atmosféricas ajudam e a PL não arrasa com as imagens, é possível observar nitidamente os braços da via-láctea, e se mal consigo ver a via láctea, o que dizer das nuvens de magalhães!
Espero ter a oportunidade de um dia poder ir a um local sem PL especialmente para observar estas "gigantes difusas" no céu, até o jeito é conviver o mais harmoniozamente possivel com a PL e ir conhecendo melhor este vasto e lindo céu.

Céus limpos a todos!

Bruno Tsubouchi Yporti | 2008
http://yportilog.wordpress.com/

Perfil E-mail  

Coordenador
Coordenador

Masculino
 Msgs: 706
 Registro: 28/08/2005

Mensagempor Magellanico » Dom, 16/10/2005, 17:50h

Olá Edu,

Excelente sugestão, a Grande Nuvem de Magalhães (mundialmente é conhecido como LMC - Large Magellanic Cloud) é o melhor deep-sky para qualquer observador. Este objeto oferece detalhes, seja qual for o equipamento utilizado:

Se você observar LMC a olho nu você verá granulosidade aqui e ali, e se você olhar no canto superior à esquerda você verá uma mancha com um leve toque de vermelho... a Nebulosa da Tarântula...

Se você observar com binóculo, você verá mais pontos aqui e ali, mais granulosidade e alguns pontos mais fortes, e a Nebulosa da Tarântula começa a mostrar as suas pernas...

E quando você observa LMC com o telescópio, Wow... são tantos os objetos visíveis que você tem comprar um novo atlas, porque você se pergunta o que é aquilo? E aquilo? E a Nebulosa da Tarântula, são tantos os arcos e loops luminosos, e em seu centro são tantas estrelas que parece um bercário estelar...

Céu escuro para todos,

Magellanico
"Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece."

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 129
 Registro: 25/09/2005

Mensagempor Ricky Alexandre » Dom, 16/10/2005, 19:15h

Olá a todos

Estou motivado a observar ambas galáxias satélites depois dessas ricas descrições doa amigos. Para localizar as nuvens de Magalhães (grande e pequena) traço uma linha imaginária pela cruz do cruzeiro do sul direcionada para o pé da cruz. Antes de essa linha imaginária chegar em Achernar, podemos visualizar ambas galáxias satélites uma de cada lado dessa linha imaginária.

Bons céus e nehuma PL a todos

Até mais...

Ricky

"O que fazemos na vida ecoa pela eternidade."

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5655
 Registro: 13/10/2003

Mensagempor Zeca » Seg, 17/10/2005, 12:46h

Um bom mapa para observar objetos na Grande Nuvem de Magalhães:
http://www.hawastsoc.org/deepsky/dor/

E a Pequena:
http://www.hawastsoc.org/deepsky/tuc/index.html

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)
http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/

"Eppur, si muove." (Galileu)
"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."
Milton Mendonça Jr. - Prof. de Ecologia UFRGS

Membro Regular
Membro Regular

Masculino
 Msgs: 238
 Registro: 12/10/2005

Mensagempor nyx » Qui, 03/11/2005, 10:28h

nessa epoca do ano da pra ver as nuvens de magalhaes? se der que horas elas nascem?

Perfil E-mail  

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagempor Zeca » Qui, 03/11/2005, 20:02h

nyx escreveu:
nessa epoca do ano da pra ver as nuvens de magalhaes? se der que horas elas nascem?

Oi nyx,

vou ter que te dar um puxão de orelhas, hehehe.
Com um software planetário vais ter esta e muuuuuitas outras respostas. Não é má vontade minha em responder, é vontade minha de que tu aprendas a andas com as próprias pernas. Vais ver com é gratificante.

As Nuvens de Magalhães estão visíveis por toda a noite nesta época do ano para moradores das regiões sul e sudeste.

Arbaços,

Zeca (30°S 51°W)

"...uma humanidade menor em tamanho é necessária, a biosfera não suporta tantos de nós."

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor nyx » Sáb, 05/11/2005, 10:13h

hehehe
zeca e que eu vejo elas no CdC mas na hora de observar o ceu... nao as acho mas por isso postei peguntando que horas elas nasciam pra saber se meu CdC nao esta errado

Perfil E-mail  

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5038
 Registro: 05/04/2004

Mensagempor Edu » Sáb, 05/11/2005, 14:40h

nyx escreveu:
hehehe
zeca e que eu vejo elas no CdC mas na hora de observar o ceu... nao as acho mas por isso postei peguntando que horas elas nasciam pra saber se meu CdC nao esta errado

Olá nyx,
para observar as Nuvens de Magalhães é preciso estar em local escuro, dependendo da PL você não vai conseguir vê-las. Você sabe onde fica o aglomerado globular 47 Tucanae (NGC 104)? Veja no CdC a posição deste aglomerado e saberá onde está a Pequena Nuvem e sabendo como é a PN poderá distinguir a GN, de binóculos é fácil localizar o 47 Tucanae. Num local escuro, quem não sabe que as Nuvens de magalhães são galáxias pode até confundí-las com nuvens comuns (exagerei?).

Até mais e boas observações.
Edu.

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos;
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

http://eeduu.multiply.com/
19° 54' S 43° 54' O

Moderador
Moderador

Masculino

Mensagempor Zeca » Sáb, 05/11/2005, 20:30h

Nesta terça-feira, dia 01/11, eu vi as duas Nuvens de Magalhães a olho nu num céu cuja magnitude limite estava entre 5.0 e 5.5. A Pequena eu vi por volta das 21:30, a Grande estava atrás de algumas árvores e só vi mais perto da meia noite. De local desobstruído, com céu limpo e escuro acho que ambas podem ser vistas logo que escurecer, após o crepúsculo astronômico.

De dentro de cidade é praticamente impossível ver estas galáxias. A olho nu é muito mais fácil de encontrá-las que com qualquer intrumento, elas realmente se parecem com pequenas nuvens cinzentas.

Abraços,

Zeca (30°S 51°W)

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor nyx » Ter, 15/11/2005, 12:18h

zeca o 47 tucanae voce ve que cor com o binoculo? to perguntando porque eu tava vasculhando uma parte do ceu com o binoculo para ver se eu achava as nuvens de magalhaes pra mim apontar o telescopio... ai eu vi uma nuvensinha cinza q parecia 1 aglomerado globular
eu diria que perto da beta de hydrus, poderia ser o 47 tucanae? alias eram 22h 8 min

Perfil E-mail  

Membro Regular
Membro Regular

Masculino

Mensagempor nyx » Ter, 15/11/2005, 12:32h

gracas a deus eu moro num sobrado que tem uma sacada bem no ultimo andar
e pela sacada da pra ver o seu todo porque ela esta acoma dos postes de luz
:twisted: e meu vizinho desligou a lampada dele( praticamentes 1 olofote de um estadio de futebol) so a lua que atrapalha e tambem meu bairro e afastado da cidade um bom lugar quase sem PL nenhuma! mas eu so tentei achar as nuvens de magalhaes quando a lua estava cheia

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 39 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado