Cosmofórum

Boletim de Discussão de Astronomia Cosmobrain

Forum de Astronomia Cosmobrain

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 39 Mensagens ] 

Autor

Mensagem

Amador
Amador

Masculino
 Msgs: 119
 Registro: 21/08/2009

Re: Observação das Nuvens de Magalhães

Mensagempor TubaPhoenix » Qui, 08/10/2009, 12:06h

Muito obrigado, Toni!

Obrigado. Realmente a Astronomia nos faz pessoas melhores.

Alfenas, Minas Gerais - Brazil
Refrator 900mm/60mm
Projetando e construindo refletor newtoniano de 180mm
http://youtuba.multiply.com/

Perfil E-mail  

Moderador
Moderador

Masculino
 Msgs: 5038
 Registro: 05/04/2004

Mensagempor Edu » Seg, 08/02/2010, 22:51h

Mensagem transferida de outro tópico:

scot escreveu:
Bem, ja que vocês falaram sobre a pequena nuvem de magalhães,eu vim perguntar sobre a Grande nuvem de magalhães,eu gostaria de saber se ela fica dentro de uma constelação ou perto de alguma,e qual a sua posição ,se é ao sul,leste,qual?e nesta época do ano qual o melhor horário para observa-la?
só isso!obrigado.

Scot, seja bem vindo.

Estamos num ótimo período para observar as Nuvens de Magalhães mas é preciso observar de um local sem poluição luminosa (ou com pouca pl). A Grande Nuvem fica na direção sul na constelação Dorado, você já instalou um software astronômico em seu computador? Em "Astronomia Geral" tem alguns tópicos onde você pode tirar dúvidas sobre softwares, existem alguns de ótima qualidade, gratuitos, por exemplo, o Cartes du Ciel e o Stellarium.

Abraços.
Edu

" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos;
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)

http://eeduu.multiply.com/
19° 54' S 43° 54' O

Novato
Novato

Masculino
 Msgs: 40
 Registro: 13/11/2009

Mensagempor Vieira » Seg, 08/02/2010, 23:41h

Pois é, Edu.
A Grande Nuvem de Magalhães é belíssima, fantástica.
Já tinha visto-a no Observatório da Serra da Piedade, na cidade de Caeté/MG, neste dois últimos anos, mas no último dia 06/02/2010, o observatório abriu à noite e foi possível vê-la, simplesmente maravilhosa. Edu, a muito tempo eu não via um céu tão estrelado, um via-láctea tão explendorosa, e a Grande Nuvem de Magalhães tão bela como neste último sábado dia 06 de fevereiro de 2010, até o Bernado Riedel, que sempre constroe telescópios aqui em BH, ficou magnificado, você via o semblante de felicidade em seu rosto, para um homem já numa idade avançada mas em plena forma. Tenho um bino de camelô 7x35, que até com ele mesmo com suas limitações, foi possível observá-la, pois, o céu estava belíssimo. Fui embora um pouco mais tarde quando eles encerraram as observações, mas, com uma sensação de vazio, pois, "uma parte de mim tinha ficado lá no alto da Serra", devido a tamanha contemplação deste céu maravilhoso. E esta semana, toda vezes que olho o céu, me lembro destes momentos, pois, em meio a tantas observações que já participei, nunca uma foi tão especial como esta, por isso, a astronomia e astrofísica são dois amores imutavéis. A Grande Nuvem de Magalhães, Marte, Saturno, Nebulosa de Órion, Caixinha de Jóias, Constelação de Leão, e demais observações forma incríveis, mas a Grande Nuvem de Magalhães e Nebulosa de Órion, foram demais.

Um abraço.

"Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas cousas? Aquele que faz sair o exército de estrelas, todas bem contadas,... ." Isaías 40:26
Bino Celestron UpClose 10x50 WA IYA 2009 & Tele SkyWatcher Maksutov-Cassegrain 90mm EQ1

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Enviar mensagem  [ 39 Mensagens ] 

Ir para:  

Usuários Online

Usuários online neste fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
 Todos os Horários são UTC * Todos os IPs são logados.

Criar novos tópicos: Negado
Responder tópicos: Negado
Editar suas mensagens: Negado
Excluir suas mensagens: Negado
Enviar anexos: Negado